Vitória da Conquista: alternativas para enfrentar a pandemia da Covid-19 com a reabertura gradual das atividades comerciais e dos serviços

Por Coriolano Moraes (Professor Cori) – Vereador

Após o início da reabertura de forma gradual do comércio e dos serviços de Vitória da Conquista, vejo que muitas ações ainda precisam ser tomadas de forma urgente pelo Governo Municipal. Dessa forma, entendo que é preciso realizar parcerias com o setor empresarial e comercial, promover campanhas para maior conscientização da nossa população, desenvolver estratégias para evitar a evolução da pandemia provocada pelo coronavírus e buscar mecanismos para recuperação das atividades industriais, comercias e de serviços em nosso município.

Para tentar evitar a evolução da pandemia, é preciso aumentar a testagem na nossa população como forma de controle, monitoramento e eventual isolamento do maior número de pessoas que tiveram contato com pessoas contaminadas. Além disso, é necessário aumentar a disponibilidade de leitos clínicos e de UTI, criando assim uma retaguarda mais segura. Deve-se trabalhar também com um eventual isolamento setorial em situação de surtos por regiões, bairros, ruas, distritos e famílias.


Há de se pensar também, de forma urgente, na criação de protocolos de segurança para proteger os nossos servidores municipais: agentes de trânsito e da segurança, fiscais, educadores sociais, profissionais da saúde, da assistência social e da educação, e de todos os que trabalham no atendimento externo ao público

É importante manter a exigência do uso obrigatório das máscaras, disponibilizar álcool em gel na entrada de todos os pontos comerciais, industrial e de serviços, estabelecer a quantidade de clientes e funcionários que podem permanecer no interior dos pontos comerciais (observando a metragem). Outra medida relevante é a instalação de pias com água e detergente em pontos estratégicos, a exemplo das praças Barão do Rio Branco, Nove de Novembro e da Bandeira, das avenidas Lauro de Freitas, Régis Pacheco, e Crescêncio Silveira, e do Bairro Brasil e demais áreas de comércio.
É fundamental ainda que o Governo sinalize o chão das vias de circulação de pedestres com setas indicando a direção. A situação das Alamedas, da Rua Dois de Julho e da Avenida Lauro de Freitas, por exemplo, é muito preocupante. Torna-se urgente que a Prefeitura coloque fiscais para orientar a circulação das pessoas, evitando assim, aglomerações.

A realização de campanhas educativas para ampliar a conscientização dos clientes, trabalhadores e empresários também é necessária, pois, durante a pandemia muitas pessoas estão agindo como se o vírus não existisse. Torna-se urgente uma maior atenção aos bairros periféricos e à zona rural, devendo o governo implementar nessas localidades políticas de orientação, conscientização e descentralização da fiscalização. Verifica-se que o foco das ações está muito voltado para o centro da cidade.

​Vale lembrar que os trabalhadores e empresários precisam de políticas que possibilitem a recuperação da nossa economia e, nesse sentido, estratégias de incentivos fiscais e créditos a serem disponibilizados pelos governos municipais, estaduais e federal precisam ser implementadas. Deve-se também pensar nas pessoas que perderam seus empregos e suas lojas. Como é dito na linguagem popular: que perderam seu “ganha pão”.

Todos esses esforços têm como objetivo preservar vidas, a integridade física e a saúde da nossa gente, além do fortalecimento da economia, buscando garantir o funcionamento das atividades comerciais, industriais e de serviços de forma mais segura.



Artigos, Conquista, Destaques, Economia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)