Seminário virtual debate condições para volta às aulas

Parlamentares, professores e representantes de entidades debateram em seminário realizado hoje (09) pelo Núcleo de Educação e Cultura do PT no Congresso Nacional sobre a construção de estratégias ,para quando do retorno às aulas. O tema polêmico que preocupa sobretudo as famílias e educadores neste momento se deu em torno do Projeto de Lei 2949/2020, que exige estabelecimento de protocolos com uma série de medidas para o retorno das atividades escolares, interrompidas bruscamente em consequência da pandemia do coronavírus.

O coordenador-geral do núcleo que agrega parlamentares do PT na Câmara e no Senado, deputado Waldenor Pereira (BA) disse que o seminário foi uma iniciativa de orientação às bancadas do partido e reafirmou a sua oposição à qualquer iniciativa nesse sentido no momento. “Somos contrários ao retorno das aulas, enquanto a pandemia não for debelada e não forem estabelecidos protocolos de proteção da saúde dos professores, servidores, alunos e seu familiares.

A nossa preocupação também é com a qualidade do ensino e não uma correria desatada visando apenas cumprir o ano letivo”, defendeu.

A volta às aulas não pode ser de forma brusca, mas com planejamento seguro, que atenda às várias questões abordadas pelos debatedores, muitas delas contidas na justificativa do PL 2949. Por exemplo: Quais escolas podem voltar?  Todos os alunos devem voltar ao mesmo tempo ou em sistema de rodízio? O que a escola precisa ter para aumentar a segurança de estudantes, profissionais e familiares? É necessário que haja máscara para todos? Disponibilidade de álcool? Água e sabão? Monitoramento de temperatura? Como organizar o transporte escolar?
Estas e outras questões do PL foram abordadas no seminário virtual, que teve entre os debatedores: David Edwards, secretário geral da Internacional da Educação (IE); Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde do Governo Dilma Roussef; Helena Freitas, professora e pesquisadora da Unicamp e membro do conselho da Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais de Educação (ANFOPE); Gustavo Balduino, secretário executivo da ANDIFES.
Além de Waldenor Pereira, participaram os deputados federais Rosa Neide (MT), Zeca Dirceu (PR), Rogério Correia (MG), Margarida Salomão (MG), Reginaldo Lopes (MG), Rejane Dias (PI), Afonso Florense (BA), Bohn Gass (RS), Helder Salomão (ES), Vicentinho (SP), Joseildo Ramos (BA), Alencar (SP), Pedro Uczai (SC); e os deputados estaduais Teresa Leitão (PT/PE), coordenadora do setorial de educação do PT; e Valdir Barranco (PT/MT), além de representantes de várias entidades como o presidente da CNTE, Heleno Araújo e a presidente da ANFOPE, Lucília Augusta Lino.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)