Conquista: Já em pleno uso no HCC, Túnel de Desinfecção desenvolvido pelo Senai Cimatec amplia segurança para profissionais de saúde

Desenvolvido pelo Senai Cimatec e entregue ao HCC por meio de uma parceria com a Secretária de Planejamento do Estado, o túnel é uma ferramenta a mais para a segurança dos profissionais de saúde que atuam nos dois andares do Hospital de Clínicas de Conquista que foram isolados para atendimento exclusivo a pacientes covid-19.

Além do túnel instalado no HCC, o governo do estado já entregou outros 18 em todo território baiano.
Para o secretário de planejamento do estado, Walter Pinheiro, é muito importante garantir a segurança dos profissionais de saúde que atuam nessa pandemia: “Estamos implantando túneis de desinfecção em diversos hospitais da Bahia, ampliando assim a segurança dos profissionais que estão na linha de frente, em contato direto com pacientes da Covid-19. Eles são desenvolvidos para que estes profissionais possam ter mais segurança justamente no momento em que vão se desparamentar dos seus EPIs”, ressalta o secretário.

O infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec, e supervisor do projeto, destaca que o túnel age no momento mais crítico para os profissionais de saúde.
“A gente sabe que a maior parte da contaminação do profissional de saúde se dá quando ele vai se desparamentar. Passando pelo túnel de desinfecção, o profissional pode retirar os EPIs sem risco de contaminação”, explicou Badaró.

Ao passar pelo túnel, ao final do expediente, o profissional de saúde é borrifado por uma solução de hipoclorito. Só depois retira os EPIs e completa o procedimento de higienização pessoal para deixar o hospital.

Para Vinícius Rodrigues, Diretor Médico do HCC, o túnel, além de agilizar o trabalho que já vinha sendo feito manualmente, também libera o profissional que aplicava o desinfetante no colega para atendimento aos pacientes.

Fonte: Ascom HCC com informações da Ascom Seplan.



Notícias

Comentário(s)