Sindicato dos bancários de Conquista e região confirma bancário que testou positivo para coronavírus

 

Nesta semana foi notificado o primeiro caso de bancário da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região acometido pela Covid-19. O trabalhador Banco do Nordeste de Itapetinga confirmou positivo por teste laboratorial no último dia 1º.

Ontem (2), a Superintendência do banco indicou a suspensão dos atendimentos na agência para realização a sanitização do espaço, correspondendo ao direcionamento nacional conquistado a partir da reivindicação da categoria junto à Fenaban. Nesta quarta-feira (3), uma nova equipe, que não teve contato com o caso suspeito, retornou aos trabalhos internos.

Todas as bancárias e bancários que estavam em serviço nesta agência realizaram exames e aguardam resultado. As testagens foram efetuadas em laboratórios particulares e serão reembolsadas em 100%, para quem fez em Itapetinga, e 75%,, para quem fez a coleta em Vitória da Conquista. É importante destacar que o Sindicato tem cobrado aos bancos e às prefeituras o teste rápido gratuito para a categoria bancária desde o mês de maio.

A reabertura da agência será de forma gradual, com os caixas eletrônicos disponibilizados a partir de amanhã (4) e o atendimento ao público depende da divulgação dos resultados dos testes realizados nesta semana. A previsão é que a partir dos resultados negativos para Coronavírus, o atendimento retorne na segunda-feira (8).

Nos canais oficiais da prefeitura existe uma grande dificuldade para encontrar informações. O site institucional não tem atualização de notícias a pelo menos um mês e a página criada especificamente para tratar sobre o Coronavírus consta apenas o boletim do dia 29 de abril. Em suas redes sociais a gestão da prefeitura tem priorizado fazer publicidade das poucas ações realizadas e não há registro fixo dos boletins, as publicações dos boletins diários desaparecem após 24h. Segundo o boletim divulgado pelo município, foram confirmados 19 casos até a última terça-feira (2).

Apesar do município ter implementado a barreira sanitária, o comércio está em pleno funcionamento com aglomerações de pessoas na rua. E a situação piora com a falta de transparência sobre a pandemia na cidade, que deixa a população completamente alheia ao verdadeiro cenário da cidade.

“Em todo o Brasil temos visto muitos casos de bancários acometidos por Covid-19, inclusive com registro de morte em nosso estado. É importante lembrar que a categoria bancária está na linha de frente dos trabalhos essenciais nessa pandemia. Temos lutado para que as condições de segurança sejam garantidas, e esse esforço tem resultado em um menor risco devido a garantia de EPIs e protocolos nas agências. Para evitar que mais trabalhadores adoeçam é preciso que os poderes públicos se disponibilizem a colaborar, como no caso da testagem rápida de todos que estão nas agências”, destaca Jornan Almeida, diretor Regional de Itapetinga do SEEB/VCR.



Conquista, Destaques, Saúde, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)