Conquista: Com coronavírus, paciente se emociona ao fazer chamada de vídeo com a família em hospital; veja vídeo

A notícia de que será internado em um hospital afeta o emocional não só do paciente, mas também toda a família. Quando a notícia é de que irá para UTI o abalo é ainda maior. O paciente fica isolado e as visitas são restritas.

Quando este internamento vem durante a pandemia, com o isolamento e distanciamento familiar, tudo se torna ainda mais difícil.

Por isso, na luta contra a covid-19 a humanização do atendimento ganha ainda mais importância.

Mais do que um procedimento onde receberão tratamento de ponta para covid-19, os pacientes devem ser atendidos com carinho, atenção e segurança pelos profissionais de Saúde. Toda a equipe deve estar ciente da importância de amenizar este sofrimento e fazer com que eles se sintam acolhidos da melhor forma.

Assim, já se tornou rotina no Hospital das Clínicas de Conquista que a família receba não só informações sobre a evolução do quadro clínico do paciente, mas que possam realizar uma “visita virtual” a seu ente querido.

Segundo uma das enfermeiras que têm realizado essa visita virtual “não é só um corpo humano que está ali, tem um coração, um sentimento, uma vida que precisa de muito amor e atenção.
Sempre que possível, temos feito o máximo para que o paciente se aproxime da família, mesmo de longe. E confesso que tem sido bem emocionante não só para o paciente, mas também para a equipe de plantão. Eu nunca consigo segurar a lágrima.”

E essa ação não serve apenas para amenizar o sofrimento psicológico do paciente e sua família. Estudos feitos no mundo inteiro têm mostrado que a evolução clínica do paciente também é positiva quando ele recebe a atenção da família.

Para o Dr. Wesley Burgos, coordenador da UTI 1 do HCC, “assim como em qualquer outra doença, a presença do familiar, mesmo que seja por teleconferência, é de suma importância para recuperação do paciente. Como para a covid-19 uma das prescrições é o isolamento total daw pessoa, nós temos notado que aqueles que fazem as chamadas de vídeo com os familiares têm mostrado uma recuperação melhor.”

Ainda segundo o Dr Wesley, diante dos resultados positivos das videochamadas, essa ação passou a fazer parte da estratégia terapêutica dos pacientes covid-19 tanto na UTI quanto na enfermaria clínica do HCC.

Para a enfermeira da foto, a emoção toma conta de todos, indo muito além do paciente e seus familiares. Ela afirma que toda a equipe da UTI se sente muito feliz em poder contribuir para um ambiente humanizado. E destaca a emoção a cada nova chamada.

“Eles já se emocionam só ao me ouvir: _Vamos falar com a família hoje?
E ao final de cada ligação posso ver o quanto valeu a pena separar aquele tempinho para conectá-los com suas famílias. Toda a equipe tem consciência dessa importância, pois sabemos que, amanhã, colheremos os melhores frutos disso tudo!”



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)