Dor no pescoço? Dor no ombro? Com a palavra o especialista

Por Drº *Vinícius Gusmão

A dor no pescoço e no ombro com sensação de peso é um problema comum que, normalmente, está relacionada a tensão muscular que pode ter origem por vários fatores como emocionais, estresse, posturas inadequadas e viciosas, dormir de mal jeito e uso excessivo de smartphones. Além disso a dor cervical pode estar associada a causas mais graves como doenças da coluna, hérnia de disco, infecções, entre outras.

A dor cervical ocasionada por tensão muscular costuma melhorar em poucos dias ou semanas. Casos que permaneçam por mais de 2 semanas ou não melhoram com aplicação de compressas mornas e uso de medicamentos analgésicos requer uma atenção especial, pois além da dor pode desencadear problemas como redução da amplitude de movimento e, em casos mais graves, fraqueza, parestesia e redução da sensibilidade dos membros superiores.

Para minimizar e até mesmo prevenir as dores é recomendado prática de atividade física, melhora dos hábitos alimentares (controle do exagero de alimentos inflamatórios), controle do estresse e do estado emocional e correção postural, seja no trabalho com a ergonomia ou em casa com mudanças de hábitos que forcem menos a coluna cervical.


Porém, se a dor permanecer, se faz necessário uma avaliação mais detalhada com um especialista do quadro clínico apresentado para que abordagens mais específicas sejam feitas.

Na Clínica CTD Qualivida contamos com uma equipe multidisciplinar especializada com: médicos da dor, fisioterapeutas, acupunturistas,  psicólogos e nutricionistas prontos para traçar o melhor plano de tratamento para você, contando com os recursos mais modernos e eficazes no tratamento da dor.

Agende a sua consulta/avaliação através dos contatos:
Tel. (77) 3421-8353
Whatsapp. (77) 98836-3958.

Dr. Vinicius F. Gusmão
Fisioterapeuta
Crefito-7: 276756-F



Artigos, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)