Conquista: Sobe para 34 os casos de coronavírus na cidade e 26 curados

Com o resultado de mais um novo caso que testou positivo para Covid-19 neste sábado (2), são 34 casos confirmados de infecção pelo Novo Coronavírus em Vitória da Conquista, até o momento. Quanto à evolução destes casos, 26 evoluíram para cura e 3 para óbito.

5 pacientes que tiveram exames positivos para Covid ainda estão em recuperação, sendo que 2 encontram-se internados e 3 em isolamento domiciliar.

Ainda de acordo com dados do Boletim epidemiológico, divulgado às 17h de hoje, Vitória da Conquista já registrou o total de 640 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Novo Coronavírus.

Já foram descartados 496 casos e 110 estão sob investigação. 74 pacientes aguardam resultado laboratorial e 36 aguardam coleta de amostras para serem enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública, em Salvador, que realiza o exame e divulga o resultado.

Dos casos que estão sendo investigados, 7 pacientes estão internados e 103 cumprem isolamento domiciliar.

Os pacientes que testaram positivo para Coronavírus são residentes de 16 bairros do município: Cidade Maravilhosa, Centro, Campinhos, Brasil, São Vicente, Patagônia, Recreio, Alto Maron, Urbis VI, Boa Vista, Candeias, Primavera, Lagoa das Flores, Sumaré, Guarani e Santa Cruz.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 20 de março, a transmissão do novo coronavírus passou a ser considerada comunitária em todo o território nacional, e, por esse motivo, definições operacionais foram discutidas com o objetivo de orientar o serviço de Vigilância na identificação e notificação dos casos de Covid-19. Essas definições são orientadas por meio do Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de importância Nacional pela doença da Covid-19 e na Nota Técnica COE Saúde Nº 54 de 8 de abril de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que, neste momento, a população siga as orientações de distanciamento físico e isolamento social, mantendo os cuidados de higiene, evitando aglomerações e, caso apresente sintomas da doença, entre em contato imediatamente com uma Unidade de Saúde ou com o Call Center.

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória, na ausência de outro diagnóstico específico. Além disso, crianças com menos de 2 anos de idade, considera-se também como casos de Síndrome Gripal: febre de início súbito e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), caso também não tenha outro diagnóstico específico.

Contatos:

  • Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436
  • Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911


Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)