A nova relação de trabalho no dia do trabalho

Com a condição atual do isolamento social, estamos nos vendo diante de novos paradigmas nas relações de trabalho. O home-office, mais do que uma alternativa, tornou-se uma necessidade. Em alguns casos, vem sendo possível manter e até aumentar a produtividade do trabalhador, e, principalmente, manter vivo seu emprego.

Neste novo cenário, é fácil perceber que adaptar-se de maneira rápida às tecnologias não é mais uma questão de opção. Quem mais sofre com isso são o mais velhos que se deparam com o enorme desafio da adaptação. Professores, estudantes, corretores de imóveis, administradores, até mesmo padres, pastores, pais de santo, enfim, líderes espirituais, estão se adaptando aos novos tempos para manterem-se conectados apesar da distância.

A VCA Construtora é um exemplo de empresa que buscou novas tecnologias para manter o emprego e a saúde de muitos de seus funcionários, e permanecer desenvolvendo projetos, campanhas e empreendimentos. Para tanto, muitas ferramentas estão disponíveis: WhatsApp, Instagram (vale lembrar que estes aplicativos permitem a ligação via vídeo entre até 4 pessoas), Hangouts (até 10 pessoas), Hangouts Meet (pago, mas atende até 100 pessoas numa sala), o ZOOM, Jitsi, entre outros.

Mas nem todos os trabalhos podem parar ou migrar para essas alternativas tecnológicas. Profissionais de saúde, policiais, seguranças em geral, caixas de
supermercados e padarias, enfim, existe uma gama de profissionais que precisam ainda estar com, pelo menos, parte de seu efetivo funcionando para suprir os chamados serviços essenciais. Esses aqui merecem nosso sincero respeito e agradecimentos especiais.

Vale ressaltar ainda os trabalhos não remunerados e importantíssimos em nossa sociedade: o trabalho de casa, aquele que nunca cessa. A maioria de nós tem
passado bastante tempo em casa. E aqui, o ato de ordenar, arrumar, limpar e manter limpo o ambiente familiar é trabalho importantíssimo e infinito. Sempre há o que fazer. Quando se termina de preparar, servir e limpar o café da manhã, já é hora de preparar, servir e limpar o almoço. E assim a coisa vai de maneira em que o descanso é escasso frente a tanta demanda de esforço. Não é intenção colocar um trabalho como mais importante que o outro. A ideia aqui defendida é a de que todo trabalho digno é válido e merecedor de seu salário e reconhecimento, na medida da impecabilidade com que ele é desenvolvido.

Nosso objetivo é celebrar e reconhecer o valor do trabalho, seja ele qual for. O esforço empreendido a bem da evolução e a serviço do bem estar social é a energia com a qual o trem do progresso avança, transportando a todos nós para horizontes, certamente, mais belos e frutíferos.

Curiosidades sobre a origem da palavra “trabalho”…

Por definição no dicionário:
“Conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim”.

O google acrescenta:

“A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus, uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados. Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare cujo primeiro significado era “torturar”

Ora, não devemos compreender o trabalho como castigo. Todos devem saber que receber algo pelo qual não se fez por merecer, será infrutífero e vergonhoso, pois não terá o devido valor. Estes momentos atuais são ainda mais preciosos para refletirmos sobre o valor do trabalho; nada é mais tedioso do que não ter o que fazer em casa e sentir-se inútil. Valorizemos esta data, comemoremos nossos trabalhos e empregos, e caso não o tenhamos, esforcemo-nos para sermos úteis de alguma forma.

Aproveite para apreciar o serviço de outros que ajudam, direta ou indiretamente, a sua vida. Caso não possa trabalhar, reconheça o bom trabalho de quem o faz.



Conquista, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)