Em Salvador, Cori reforça cobrança do plebiscito para definir limite territorial entre Conquista e Anagé

Nessa segunda-feira, 26, o vereador Professor Cori (PT) esteve na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com o presidente da Alba, deputado Nelson Leal, e o deputado estadual Osni Cardoso de Araújo, presidente da Comissão de Divisão Territorial da Bahia, para reforçar o pedido da realização do plebiscito com os eleitores de Anagé e Vitória da Conquista.

Desta vez, além do requerimento para o plebiscito, o vereador também apresentou abaixo-assinado dos moradores das áreas afetadas, que manifestaram o desejo de permanecer sob a jurisdição do município de Vitória da Conquista. O plebiscito tem a finalidade de solucionar o impasse causado pela Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada pela Prefeitura de Anagé, que solicita a revogação da Lei nº 12.564/2012 e atualiza os limites dos municípios que integram o Território de Identidade de Vitória da Conquista.

Segundo o Professor Cori, a realização do plebiscito já ultrapassou todos os prazos. “Em 2014 foi publicado um acordo acatando a ação de Anagé requerendo que essa população pertencesse ao município. Ao lado do ex- vereador Arlindo Rebouças, fizemos uma audiência Pública a população de Conquista, e fomos a Salvador quase dez vezes para tentar resolver o problema. Esses moradores precisam que esse impasse seja logo solucionado”, destacou.

O vereador ressalta que na época o IBGE foi favorável a Conquista, bem como todos os indicadores responsáveis. “Além de todos os dados confirmados pelo IBGE, existe a questão da oferta dos serviços públicos oferecidos pelo município de Conquista que, são outro fator que motivam a decisão da comunidade. Nós precisamos ouvir esses moradores, e garantir que eles continuem pertencendo ao lugar onde sempre pertenceram”.

Saiba quais são as localidades envolvidas no impasse: Campo Bravo, Lagoa do Simplício, Mercês, Lagoa do Simplício, Barreiro, Lagoa do Mulatinho, Lagoa do Facão, Lagoa do Mulatinho, Baixa do Cocar, Quebra Mato, Mandacaru, Lagoa da Visão, Lagoa da Pedra, Baixa do Muquém, Boqueirão, Mãe Heliotéria, Quebra Mato, Lagoinha, fazenda Tanque Velho, fazenda Bela Vista, fazenda Bagaço Grosso, fazenda Vista, Boa Sorte, fazenda Pau Ferro, Catarina I e II, Lagoa da Pedra, Deus Dará, Lagoa do Batista, Lagoa da Jiboia, Francisco das Chagas, Duas Passagens e Roseira, na Região de José Gonçalves, além de Poço Comprido I, em Bate-Pé.

O processo de recolhimento das assinaturas foi iniciado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o saudoso Balbino Vieira, e que foi concluída após o seu falecimento, por representantes do sindicato.



Conquista, Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)