Herzem e Esmeraldino participam do segundo seminário Educar Pra Valer em Sobral

Nesta semana o Prefeito Herzem Gusmão, o secretário municipal da educação, Cel Esmeraldino Correia, o subsecretário Hélder Carlos Silva de Sousa, e a Coordenadora Geral do Núcleo pedagógico, Tânia Silva Novais, participaram do segundo seminário Educar Pra Valer, realizado em Sobral (CE), cidade que está mudando a educação básica pública no Brasil, ao alcançar as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Prefeito Herzem Gusmão Pereira disse que “chama atenção porque na cidade no nordeste brasileiro, interior do Ceará, está acontecendo uma revolução na educação e quem não acompanhar vai ficar para trás. Nós estamos aqui em função do ensino fundamental, o IDEB, e agora, com o novo Secretário Cel Esmeraldino Correia, esperamos que Conquista continue avançando. Só quem está aqui é capaz de saber o que Sobral está fazendo das crianças que não podem perder as etapas”.

Por sua vez, o Secretário Municipal de Educação, Cel Esmeraldino Correia Santos, afirmou que “temos um enorme desafio, porque queremos nossas crianças literalmente alfabetizadas já no segundo ano. São desafios que Sobral conseguiu reverter, de forma muito consistente, e nós iremos implementar ainda mais essa metodologia em Vitória da Conquista. A proposta é que cheguemos em 2021 com Ideb na casa dos seis pontos. É um desafio de toda Vitória da Conquista para que possamos nortear nossas crianças no caminho do saber”.

Em 2017, a cidade de Sobral conquistou a primeira colocação no Ideb quando se analisa apenas a rede pública, mas nem sempre foi assim. Em 2005, ela amargava quatro pontos (a média nacional é de cinco pontos). Em 2015, a situação já era bem diferente: 8,8 pontos no Ideb e o reconhecimento nacional de uma rápida superação, motivada, sobretudo, pela dedicação em se fazer uma gestão de excelência. Na programação, as palestras abordaram os temas: As medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral; a atual política educacional de Sobral e os seus desafios; e os três pilares que compõem o sistema de gestão educacional de Sobral, dentre outros temas. O programa educar pra valer, da fundação Lemann, visa replicar em cinco municípios – Cachoeira do Sul no Rio Grande do Sul; Codó no Maranhão; Conde na Paraíba; Garanhuns em Pernambuco; e Vitória da Conquista na Bahia – o modelo educacional de Sobral.



Conquista, Destaques, Educação, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)