Dia de Cooperar 2018 – O cooperativismo como transformador social

Voluntariado e cooperação se misturam em uma campanha nacional de solidariedade criado pelas cooperativas – o Dia de Cooperar ou Dia C – já em sua
décima edição. Neste ano, aborda o tema “Atitudes Simples Movem o Mundo”, com o propósito de integrar ações voluntárias de cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista, visando promover ações de valorização às comunidades onde atuam.

E, como parte das comemorações dos seus 20 anos, o Sicoob Crediconquista, neste dia 1º de dezembro de 2018, decidiu contemplar a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave) com uma usina de Energia Solar Fotovoltaica, em reconhecimento ao trabalho que a Instituição realiza em nossa região.

O sistema energético fotovoltaico é visto como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e
amplamente disponível no planeta: o sol. O Brasil dispõe dessa potência gigantesca para se aproveitar, e um sistema de energia solar pode reduzir em até 90% o valor da conta de luz e, ainda, contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente.

“Todos os meses, a nossa conta de energia tem sido uma dor de cabeça pra gente”, confessa o presidente do Conselho Administrativo da Cotefave, padre Edilberto Amorim. “Com a instalação desse sistema, creio que vamos ter uma redução expressiva na conta de luz. Vai ser um ganho importante para a Fazenda. A economia será aplicada bem outras atividades e suprirá as demais necessidades da Instituição”, justifica.

“Gostaria de dizer que, ao longo desses 16 anos de existência, a Cotefave abriu as portas para acolher, educar, profissionalizar e ressocializar aqueles que, levados pelos impulsos das emoções físicas, descambaram para o abismo do vício e agora precisam de uma nova oportunidade. Oportunidade capaz de reerguer e dar rumo a suas vidas. Vale dizer que, por nossa entidade, já passaram 1.376 pessoas em tratamento, dentre elas: adolescentes, jovens e adultos dependentes de substâncias psicoativas, e o que mantém a nossa instituição são as contribuições voluntárias. Por isso, a nossa gratidão ao Sicoob Crediconquista, na pessoa do presidente Valeriano Almeida, seus diretores, colaboradores e cooperados por nos terem escolhido como beneficiária de tão especial doação”. Agradece o padre.

Já o presidente do Sicoob Crediconquista, Valeriano Almeida, disse: “É o cooperativismo atuando como transformador social. Hoje, as cooperativas, além de
gerar trabalho e renda, têm o compromisso e a missão de criar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, tanto aos associados como às comunidades onde atuam. Com base no princípio cooperativista de interesse pela comunidade, o Sicoob Crediconquista disponibiliza aos seus cooperados condições de acesso à energia solar, através da linha de crédito ”Eco-crédito” com taxas de juros atraentes e prazos bastante convidativos”, conclui.



Conquista, Destaques, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)