Região Sudoeste: Greve dos professores municipais de Conquista e Guanambi entra na segunda semana

A greve dos professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista entra na sua segunda semana nesta segunda-feira (30) e sem vislumbre de solução.

Os mais de dois mil funcionários da educação estão mobilizados em busca de reajuste salarial e valorização da categoria como a implantação do plano de carreira por exemplo.

Ao todo, mas mais de 200 escolas e creches do município, entre zona rural e urbana, estão nesse impasse, que atinge aí cerca de 42 mil estudantes. Ao longo da semana, algumas escolas e creches tiveram aula, outras não.

O Secretário Municipal de Administração, Jonas Sala, disse que fez uma contraproposta em relação aos índices que os professores solicitam, mas não foi aceita. Um dos motivos, segundo a categoria é que o valor oferecido é bem abaixo que o requerido.

Clique aqui e assista uma reportagem completa sobre o assunto, feita pela TV Sudoeste, onde a presidente do SIMMP, Ana Cristina Novais, defende a luta da categoria e o Secretário de Administração explica a situação da prefeitura para que não possa atender às reivindicações dos professores.

Em Guanambi, um dos maiores e mais importantes municípios da região Sudoeste, os professores da rede municipal também estão mobilizados numa greve.

A greve começou na segunda-feira (23), após decisão tomada durante assembleia realizada no dia 13 de julho, na Câmara de Vereadores de Guanambi.

A rede municipal de ensino de Guanambi possui 35 escolas e cerca de 500 professores. No total, 11.665 estudantes estão sem aulas.

Em nota divulgada para imprensa, a prefeitura informou que há intenção de conceder o reajuste, mas que não há como, devido a falta de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).



Conquista, Destaques, Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)