Conquista: Baixa vacinação contra poliomielite leva município a entrar em lista de risco do Ministério da Saúde

Vitória da Conquista, infelizmente, voltou a ser destaque negativo numa lista divulgada pelo Ministério da Saúde. É que segundo o órgão, 312 municípios de todo o território brasileiro estão com baixa cobertura da vacina contra a poliomielite, conhecida também como paralisia infantil.

Segundo o Ministério da Saúde essas 312 cidades estão com índice de vacinação abaixo dos 50%, o que pode por em risco a erradicação da doença no país. A lista traz ainda outro dado preocupante, a maioria desses municípios são da Bahia, com 15% desse total o que corresponde a 63 cidades baianas.

Mas Vitória da Conquista é o único município de maior porte a se configurar nesta lista de baixa imunização contra a poliomielite com 46,4%.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota à TV Sudoeste que informou na edição do BATV desta terça-feira (03), que as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde e que os dados divulgados estariam desatualizados.

Sobre a pólio

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

País livre da pólio

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Por isso é fundamental a manutenção das elevadas coberturas vacinais, acima de 95%.  Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil desde 1990 é fundamental a continuidade da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão)”, explicou a Diretora do PNI, Carla Domingues.

No início do século XX, as doenças imunopreveníveis como poliomielite e varíola eram endêmicas no Brasil, causando elevado número de casos e mortes em todo o país. As ações de imunização e, especialmente os 44 anos de existência do Programa Nacional de Imunizações (PNI), foram responsáveis por mudar o perfil epidemiológico destas doenças no Brasil. Isso foi uma importante conquista da sociedade brasileira, ao demonstrar sua eficiência erradicando a febre amarela urbana, a varíola, bem como a eliminação da poliomielite, da rubéola, da síndrome da rubéola congênita e do sarampo. Além disso, reduziu drasticamente a circulação de agentes patógenos, responsáveis por doenças como a difteria, o tétano e a coqueluche.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)