AINVIC completa 30 anos fomentando o Desenvolvimento Industrial no Sudoeste baiano

No início da década de 1980, a ausência de apoio efetivo do poder público e do incentivo para o desenvolvimento do setor industrial em Vitória da Conquista, foram os principais motivos que levaram os empresários Paulo Francisco Inforçati, Ivo Mario Gomes e Joaquim Nonato Silva a iniciarem um trabalho voltado para organizar os industriais em uma entidade específica para defender os interesses do setor e não ter dependência de apoios políticos. Assim, no ano de 1987, foi fundada a Associação das Indústrias de Vitória da Conquista – AINVIC, totalmente independente e sem fins lucrativos, tendo como pioneiras as empresas Brasoleo, Ciemil, Comagro, Comercial de Produtos Agropecuários, Didoné, Fundição Santana, Imborés Refrigerantes, J. Ramalho, Metavil, Lavisa, Simonassi, Teiú e Zokis.

O seu objetivo principal é defender de forma coletiva os interesses das indústrias e promover o desenvolvimento industrial no sudoeste da Bahia. Ao completar 30 anos, a AINVIC é uma referência no setor industrial e a sua atuação tem sido determinante para o fomento da indústria, não somente na cidade e região de Vitória da Conquista, mas também em toda a Bahia. Diferentes projetos e ações que foram realizadas nessas três décadas contribuíram para o desenvolvimento das suas associadas e ao mesmo tempo despertou a atenção de algumas esferas do poder público que começaram a reconhecer a sua força e importância no desenvolvimento local e regional.

Atualmente a AINVIC conta com 42 empresas associadas que geram em torno de 6000 empregos diretos. São indústrias que investiram em tecnologia de ponta para produzir produtos de qualidade e, muitas destas, se tornaram referência em todo o Brasil. Segundo Cláudio Marinho, atual presidente da AINVIC, a força que a instituição conquistou ao longo destes anos foi fruto do trabalho de todas as gestões e da dedicação dos seus associados que, mesmo diante das dificuldades e principalmente da falta de apoio não desistiram de lutar para tornar a entidade uma referência. “Atualmente, enfrentamos novos desafios para adequarmos as indústrias às novas realidades do mercado e continuamos firmes no nosso princípio de defender e promover os interesses das indústrias e o desenvolvimento do setor”, destaca.

Cláudio Marinho acrescenta que é muito importante que mais indústrias se tornem associadas para aumentar a força da entidade e contribuir para o crescimento do setor. “Juntos temos mais capacidade para enfrentar as diferentes adversidades do ambiente que atuamos, defender nossos interesses e buscar soluções para aumentarmos a nossa competitividade. Hoje, trabalhamos fortemente para ampliar o número de associados, buscar mais apoio e participação de diferentes entidades e do poder público. Além disto, estamos no processo de criação do nosso Plano Estratégico de Alavancagem da Economia Regional que tem como ponto central a atração de novas indústrias visando promover a geração de emprego e renda que é um dos pilares fundamentais da AINVIC”, conclui.



Conquista, Destaques, Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)