Condeúba: Secretaria de Saúde realiza cerca de 9 mil atendimentos em movimento do Outubro Rosa e Novembro Azul

Entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro o Governo de Condeúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o movimento Outubro Rosa e Novembro Azul que aconteceu no Hospital Municipal Dr. José Cardoso. O evento, viabilizado com recursos próprios do município, ofereceu cerca de 9 mil atendimentos em várias especialidades.
Segundo a Coordenadora da Atenção Básica do município e também criadora do projeto, Cristiana Novais, o movimento foi voltado para ações de fortalecimento da saúde de homens, mulheres e também das crianças.
Especialista da área da Ginecologia, Mastologia, Urologista, Pediatria, Consultas Clínicas e Papanicolau (Preventivo), fizeram parta do movimento que atendeu pacientes vindos de várias regiões do município, “desafogando” a demanda que já vinha sendo acumulada, haja vista que o município nunca havia realizado um evento como este.
Entre os procedimentos realizados também estavam: exames de PSA, mamografia, exames de laboratório, USG, testes de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, vacinação, aplicação de flúor, aferição de PA (pressão arterial) e avaliação nutricional, totalizando cerca de 9 mil atendimentos.

“O objetivo desse evento é justamente estar absorvendo todos as demandas apresentadas até então. Devido a questões burocráticas ficou reprimida a demanda de todos esses procedimentos e com esse mutirão esperamos normalizar essa questão e atender a população de forma satisfatória”, esclarece Vagney Silveira, Secretário Municipal de Saúde.
Além dos procedimentos também foram realizadas ações educativas de prevenção em saúde como palestras sobre câncer de mama, câncer de próstata, uso racional de medicamentos em stands montados no pátio do hospital.
“Foi um importante progresso na Saúde do município. A sensação é de dever cumprido e a certeza de que faremos muito mais durante os próximos anos de gestão.” Ressalta Cristiana que destaca o apoio dado pelo prefeito Silvan Baleeiro e toda a equipe de profissionais envolvidos para que o evento fosse o sucesso que foi.


Destaques, Política, Saúde, Sudoeste

Comentário(s)