Após audiência pública na Câmara, Assembleia volta a discutir limites territoriais de Conquista e região


No início do mês de maio, uma audiência pública lotou a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista para discutir a situação dos limites territoriais que envolvem Conquista e outras cidades da região, a exemplo de Anagé e Caetanos.

A audiência, proposta pelo vereador Coriolano Moraes (Professor Cori), contou com a presença de representantes de diversas localidades que ‘temem’ saírem de Vitória da Conquista para pertencer a outro município.

Na última quarta-feira (24) a Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação, da Assembleia Legislativa, se reuniu para voltar a discutir o tema.

O deputado Luciano Ribeiro, que é vice-presidente da Comissão, destacou a luta por uma melhor solução na condução dos conflitos intermunicipais. O deputado destacou o emprenho de Arlindo Rebouças, ex-vereador de Vitória da Conquista e atual secretário municipal de agricultura e do vereador Cori,  “Foi aprovada uma lei aqui na Casa e judicializada, daí o tribunal entendeu que esta lei é inconstitucional e, com isso, há um prejuízo para a população envolvida. Estamos tentando uma solução que atenda aos três municípios, considerando, sobretudo, a população que tem sentimento de pertencimento às suas localidades” salientou o parlamentar.

“No dia 4 de novembro do ano passado ocorreu uma reunião com a desembargadora e deram um prazo de 12 meses para a realização do plebiscito. Mas houve um erro no registro da ata, ficou oficializado lá como se tivesse sido realizado em 28 de maio 2016. Sendo assim, teríamos até o final desse mês para realizar essa consulta a população”, explicou Cori. O edil afirmou e se disse chateado por isso, que nenhum órgão recebeu esse documento. “Ao tomar conhecimento do documento, fomos à Assembleia Legislativa e entregamos esse documento à Comissão Especial de Assunto Territoriais e Emancipação para que eles provocassem o Tribunal de Justiça solicitando prorrogação de prazo e realização imediata do plebiscito”, informou o vereador Cori.



Conquista, Destaques, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)