Conquista: Lomantão supera Barradão em avaliação do Ministério do Esporte; Fonte Nova tem nota máxima

opcao

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

As condições dos estádios brasileiros têm sido tema recorrente neste início de temporada. A manutenção dos equipamentos é uma das principais queixas de clubes e federações. Para tomar o parâmetro do estado de conservação das praças, o Ministério do Esporte lançou na manhã desta quinta-feira (28), em São Paulo, o Sistema Brasileiro de Classificação dos Estádio (Sibrace).

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais/COPE/UFRJ (IVIG). De acordo com o Mistério do Esporte, a ideia é estabelecer critérios para aprimorar os atributos e gerar melhorias. No primeiro levantamento, 155 estádios foram analisados em 129 cidades  e receberam notas que vão de uma bola (pior índice) a cinco bolas (melhor condição).

Durante dois anos de pesquisa foram avaliados itens como vigilância sanitária, conforto e acessibilidade. Palco da Copa do Mundo de 2014, a Arena Fonte Nova recebeu pontuação máxima, Allianz Parque (São Paulo-SP), Arena Corinthians (São Paulo-SP), Arena da Amazônia (Manaus-AM), Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS), Beira Rio (Porto Alegre-RS), Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata-PE), Governador Magalhães Pinto, o Mineirão (Belo Horizonte-MG), Castelão (Fortaleza-CE) Arena da Baixada (Curitiba-PR), Maracanã (Rio de Janeiro-RJ), Arena das Dunas (Natal-RN), Mané Garrincha (Brasília-DF).

Outro estádio bem avaliado foi o de Pituaçu. Reformado em 2009, o Roberto Santos recebeu quatro bolas na classificação geral. O equipamento foi avaliado com pontuação máxima na segurança e quatro bolas nos itens de conforto e acessibilidade e higiene. Já o Barradão recebeu apenas duas bolas no geral. e foi superado pelo Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. Pesaram contra a casa do Leão a segurança (duas bolas) e o conforto e acessibilidade (duas bolas). Já o item higiene recebeu quatro bolas.

Interior do estado
Além dos estádios da capital, três equipamentos do interior foram visitados e avaliados. O Joia da Princesa, em Feira de Santana, teve a pior classificação, ao lado do Luiz Viana Filho, em Itabuna. Os dois Receberam apenas uma bola na classificação geral. Atualmente o Joia passa por reforma e não deve receber jogos do Campeonato Baiano. A expectativa é de que o novo gramado fique pronto apenas no mês de março. Além do novo piso, a praça vai passar por mudanças nos vestiários, banheiros e arquibancadas.

Já o Lomanto Junior, em Vitória da Conquista foi o melhor avaliado do interior, com três bolas na classificação geral. O Lomantão também passa por reforma no gramado, mas a expectativa é de que ele seja entregue ainda no mês de fevereiro para as partidas do Vitória da Conquista no estadual e na Copa do Nordeste.

“O grande beneficiado é o torcedor, que quer ir ao estádio e quer ver mais do que o seu time jogar, quer que o estádio seja um local de convivência, de harmonia. E tanto o poder público como as entidades privadas precisam respeitar isso”, explica o ministro George Hilton. Fonte: Correio



Bahia, Brasil, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)