Conquista: Câmara de Vereadores realiza sessão itinerante no Bairro Bruno Bacelar

mundo vet

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

Durante a manhã de domingo (30), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou a visita itinerante aos bairros da cidade. O primeiro bairro a ser visitado foi o Bruno Bacelar e contou com a presença dos vereadores, Gilzete Moreira (PSB), Nelson de Vivi (PCdoB), Edjaime Rosa Bibia (PSDB), Hermínio Oliveira (SD), Adinilson Pereira (PSB) e Florisvaldo Bittencourt (PT), além de representantes da comunidade.

O presidente da CMVC, Gilzete Moreira, abriu os trabalhos falando da importância do Legislativo ir até a comunidade ouvir e ver de perto as demandas locais: “Estamos aqui hoje para conhecer os problemas do bairro e os anseios da comunidade. Sair da Câmara e vir aos bairros é muito importante para que tenhamos êxito em nossos trabalhos”. O presidente lembrou ainda, que “os vereadores não tem o poder de executar obras, não podemos asfaltar ruas, reformar ou construir escolas, mas temos o dever de cobrar do Executivo que tais ações sejam realizadas, e por isso, estamos aqui hoje, para ver de perto a real situação do Bruno Bacelar”. Por fim, ele explicou que todas as demandas apresentadas ali, serão redigidas em um documento oficial e enviadas a Prefeitura Municipal (PMVC): “Como vereadores, eleitos para representar o povo, vamos cumprir nosso papel de fiscalizar e vamos cobrar que essas ações sejam realizadas,para que os moradores do bairro possam ter uma vida melhor”.

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

Lourival de Jesus, mais conhecido como Lourinho do Bruno Bacelar, faz parte do conselho local dos moradores do bairro e participou das discussões e lamentou a atual situação dos moradores da periferia da cidade: “Hoje, parece que a cidade de Vitória da Conquista é dividida em duas partes. Existe o lado Leste que recebe todas as benfeitorias e existe a gente (Lado Oeste) que fica sem nada”. Lourinho disse ainda, que a visão da cidade em relação ao Bruno Bacelar é distorcida: “as pessoas acham que aqui só tem bandido, mas não é verdade. Aqui mora muita gente do bem, tem pais de família e jovens que buscam oportunidades”. Ele agradeceu a presença dos vereadores e disse que “esse é um momento histórico, agradeço ao presidente da CMVC (Gilzete Moreira) por ter trazido a câmara para nosso bairro e agradeço a todos que estão aqui hoje para juntos discutirmos nos nossos problemas” – concluiu.

Foto: Ascom - Câmara de Vereadores
Foto: Ascom – Câmara de Vereadores

Quem também participou da sessão foi  presidente a Associação de Moradores do bairro Bruno Bacelar, Jamile Santos. Ela aproveitou a oportunidade para cobrar algumas demandas, que segundo ela, são de extrema necessidade para os moradores: “Precisamos urgente que a pavimentação do bairro seja terminada. Além disso, precisamos que seja construída uma quadra poliesportiva no bairro, para que nossos jovens não precisem sair daqui para jogar bola ou se divertirem em outras localidades”. Jamile lembrou ainda, que a reforma do Murilão seria uma forma de resgatar e afastar os jovens da marginalidade. “O Murilão precisa voltar a funcionar urgentemente. Precisamos oferecer alternativas de lazer para esses jovens”, explicou.

A sessão foi realizada na quadra da Igreja Batista do Farol, que atualmente atende cerca de 170 jovens com projetos sociais. O Pastor Edvaldo Santana, responsável pela Igreja, relatou que esses jovens participam de aulas de balé, dança, coral, circo, futebol, dentre tantos outros e isso “nos ajuda a mante-los longe das drogas e da criminalidade”. Mas o pastor lamentou por não ter o apoio do poder municipal para que outras crianças possam ser atendidas: “hoje não podemos ampliar nosso quadro de jovens atendidos. Trabalhamos com a ajuda da população e infelizmente não temos o apoio da PMVC. Nossos recursos são limitados, mas estamos fazendo o possível para que tantos outros jovens possam participar do nosso projeto”. Edvaldo relatou ainda, que muitos que ajudam a manter o projeto saíram de lá: “hoje temos pessoas que conseguiram se formar, cursar uma faculdade e hoje estão aqui nos ajudando a formar novos cidadãos”.

O Grupo Desbravadores é um dos tantos projetos realizados pela Igreja Farol do bairro Bruno Bacelar. O presidente do grupo, senhor Pedro Cabral, explicou que “os nossos jovens precisam não é da polícia, não é de apreensão, e sim de incentivo. Espero que os vereadores nos ajudem a trazer incentivos para que esses jovens tenham um futuro e que nó  tenhamos esperanças de que essa realidade possa acontecer”.

Tribuna Livre – Além  dos representantes que fizeram parte da mesa de discussão, foram abertos dois espaços para que a população pudesse falar sobre as demandas do bairro. O primeiro a usar a tribuna livre foi o Presidente da associação de moradores do bairro Ibirapuera, Jorge Bezerra. Ele agradeceu a presença dos parlamentares no bairro e cobrou que ações sejam realizadas o quanto antes. “Estamos realizando um trabalho que não é nosso e sim do poder público. Mas infelizmente a PMVC não faz nada para evitar que esses jovens entrem para a criminalidade”. Por fim, ele solicitou da CMVC “que seja feita uma quadra e uma praça. que tenha também um parque para as crianças. Precisamos disso aqui. As pessoas precisam entender que aqui no Bruno Bacelar tem pessoas de bem”.

A presidente local do conselho de saúde do bairro, Jandira Cardoso também fez uso da tribuna. “Estamos aqui para trazer nossas demandas. É uma pena que os moradores não tenham vindo, porque na hora de reclamar do bairro todo mundo sabe, mas quando temos uma oportunidade como essa ninguém aparece” – Lamentou.

Além da participação dos moradores, durante a sessão, jovens que participam dos projetos sociais da igreja realizaram apresentações de coral, do grupo desbravadores, da escola de circo e da banda de percussão.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)