Conquista: Prefeitura entrega nova barragem à região do povoado de Furadinho

anicon

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

No último sábado (18) a prefeitura de Vitória da Conquista realizou a entrega oficial de mais uma barragem, desta vez no povoado de Mato Cipó, próximo a Furadinho

“Isso é graças à organização da população, que se reúne por meio do Orçamento Participativo ou diretamente, em reunião no gabinete, leva suas demandas sobre estradas, água, saúde e educação”, disse o prefeito Guilherme Menezes, que ressaltou ainda o fato de o Governo Municipal ter construído, há anos, uma barragem de menor porte num terreno próximo à Escola Municipal José de Alencar, em Furadinho. O novo reservatório é bem maior e, naturalmente, terá efeitos mais abrangentes. Pode armazenar quase 100 milhões de litros de água, beneficiando 140 famílias que vivem em Mato Cipó, Furadinho, Papagaio e Lagoa do Faustino. “Estou muito satisfeito. A gente correu atrás e conseguiu”, comemorou o lavrador Antônio de Souza. “Quando Deus mandar chuva, nós vamos ter muita água”, completou.

Outro que também se mostrou satisfeito foi Gregório dos Santos, o “Dozinho”, um dos proprietários que concordaram em ceder seu terreno para que o reservatório fosse construído. “A barragem que o Governo Municipal fez vai ser de serventia para todo mundo da comunidade. Vai melhorar cem por cento!”, comemorou.

 

‘Momento especial’ – “É sempre um momento especial quando entregamos uma barragem para a comunidade. Quando entregamos uma, já estamos com a visão de mais outras pela frente”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire. A frase ilustra bem o fato de que, nos últimos dois anos, nada menos que 19 barragens foram construídas pela Prefeitura nas áreas mais secas da zona rural. E a vigésima já está sendo construída bem perto dali, no povoado de Boa Vista. É tão perto que dá para ver de cima da tapagem da barragem. “Esta barragem vai servir para toda essa população, mesmo nos anos de maior estiagem”, disse o prefeito Guilherme. Tarde histórica – A barragem não foi o único motivo de festa do dia 18. Na mesma tarde, o Governo Municipal entregou dois postos de saúde recém-construídos: um em Cachoeira dos Porcos e outro em Campo Formoso.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)