‘Dia de Campo’ do Programa ‘Mais Árvores’ será realizado em Conquista

cafe society

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Acontece em Vitória da Conquista, no dia 17 de julho, o evento ‘Dia de Campo’ do Programa Mais Árvores realizado pelo Time Agro Brasil, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Esta ação tem por objetivo incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos (produtos madeireiros e não madeireiros), com tecnologia aplicada, nas principais regiões com aptidão florestal do país.

A metodologia consiste na implantação de uma unidade produtiva florestal, em propriedade de produtor parceiro, que será a vitrine florestal e local de realização de cinco módulos do programa:
1. Sistemas agroflorestais e solos florestais;

  1. Manejo florestal para usos múltiplos;
  2. Legislação florestal, CAR e oportunidades de renda nas áreas de reserva legal;
  3. Linhas de crédito e certificação florestal;
  4. Gestão da propriedade rural. Os módulos serão realizados mensalmente e terão a carga horária de 8 horas cada.

Este evento está sendo realizado com sucesso em três regiões da Bahia: em Inhambupe (Litoral Norte), Barreiras (Oeste) e Eunápolis (Sul). O último “Dia de Campo” será em Vitória da Conquista (Sudoeste), no dia 17/07 (sexta), na Fazenda Santana (BR-116, km 791).

As inscrições devem ser feitas pelos telefones da ABAF: (71) 3342 6102; (71) 8793 1016; (71) 8792 4966 ou através do e-mail: [email protected]

Programação:

7h às 8h: Deslocamento dos participantes para a Fazenda Santana (O transporte será gratuito para o local do evento)

8h – 8h30: Credenciamento e entrega dos kits.

8h30- 9h: Café da manhã de boas-vindas.

9h às 12h20: Workshop

Programa Mais Árvores Bahia. Por Wilson Andrade/ABAF

Time Agro Brasil. Responsável: Emanuela Da Rin Paranhos

Programa Mais Árvores. Responsável: Camila Braga/CNA

Silvicultura como Oportunidade de Negócios; Manejo para usos múltiplos e SAF/ILPF; Solos e variedades florestais. Responsável: Pedro Francio Filho/Unisafe Consultoria

Gestão da propriedade rural; Rentabilidade de madeira para usos múltiplos; Linhas de crédito. Responsável: Diego Oliveira/Centro de Inteligência em Mercados (UFLA).

12h20 – 13h30: Almoço e network

14h – 17h30 – Visita técnica.

O evento é uma realização Time Agro Brasil e tem como parceiros: CNA, SEBRAE, FAEB/SENAR, ABAF, SINEFLOR (Norte), AIBA e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (Oeste), ASSOSSIL (Sudoeste) e ASPEX (Sul).

Programa Mais Árvores Bahia

Na Bahia, esta ação conta com a participação da ABAF, com o Programa Mais Árvores Bahia. “Estamos em uma nova fase do Programa Mais Árvores Bahia que está avançando muito bem em seus dois segmentos de trabalho. O Projeto Indústria, que tem como objetivo a implantação de polos madeireiros, começou em Teixeira de Freitas (Extremo Sul da Bahia), onde já existe um projeto piloto de polo madeireiro. Na região, foi definido um projeto para 2015 e outro com ações complementares para ser executado entre 2016 e 2019. O Projeto Produção, outro segmento de trabalho, tem início em julho de 2015 com a realização do programa Mais Árvores da CNA que inclui cinco módulos sequenciais na modalidade Dia de Campo”, explica o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

 

“Vale destacar a abrangência do Programa Mais Árvores Bahia que trabalha ao mesmo tempo com os três vértices do triângulo compreendido por: produtores de madeira; compradores e processadores de madeira; e consumidores finais no estado, através das revendas de madeira, indústrias de móveis e construção civil”, completa Wilson Andrade.

 

O Programa Mais Árvores Bahia conta com a coordenação local das entidades regionais que agregam os produtores de eucalipto: Aspex (Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul Bahia), Assosil (Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia), Sineflor (Sindicato das Empresas Florestais da Bahia que atua no Litoral Norte), e Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, no Oeste).



Bahia, Vitória da Conquista

Comentário(s)