Conquista: Movimentos sociais se mobilizaram em defesa do trabalhador

atlanta

Foto: Ascom - Sindicato dos Bancários
Foto: Ascom – Sindicato dos Bancários

Movimentos sociais participaram de uma mobilização em defesa os direitos dos trabalhadores em Vitória da Conquista nesta manhã. O movimento se deu em torno de uma panfletagem na Praça Nove de Novembro, no centro da cidade, onde os representantes das entidades apontaram os maiores problemas enfrentados pelos trabalhadores.

Além de destacarem os riscos vindos da ampliação da terceirização, categorias apontaram os impactos das recentes medidas contra os trabalhadores. Para a professora e presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista – Simmp, Geanne Nascimento, há uma apatia social diante a situação dos trabalhadores. “O projeto da terceirização aprovado na Câmara vem para precarizar as relações de trabalho, mas o que notamos, hoje, é que grande parte da população está apática a essa situação, estão desmobilizados socialmente, vivendo uma alienação brutal, e não consegue mais se reconhecer como uma classe. Só temos o que lamentar de uma sociedade que opta pela individualização, ao invés de lutar por conquistas coletivas”, aponta.

“Infelizmente, no cenário atual, não há o que se comemorar neste Dia do Trabalhador. A classe trabalhadora está em luta pela manutenção do que já foi conquistado, inclusive, o próprio direito de reivindicar. A repressão violenta e os ataques aos direitos que estamos sofrendo por parte de governos só demonstram o quanto é preciso mobilização e atenção aos últimos acontecimentos no nosso país. Os ataques de ontem (29), aos professores no Paraná, foram brutais e só ratificam a tentativa de criminalização das mobilizações em nosso país”, afirma o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas.

A manifestação faz parte das ações organizadas pelo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, SIMMP/VC, Sindsaúde, Marcha Mundial de Mulheres, Levante Popular, Sindilimp, Sinserv, Sindae, APLB/SINDICATO, Movimento Unificado das Associações de Moradores, MST, ADUSB, Sindacs, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Consulta Popular e UJS.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)