Professores da Uesb aprovam indicativo de greve

tex encomendas

siteassembleia-28_08_14

Diante do impasse com o governo em relação à ampliação do quadro docente e PL da desvinculação, assim como o anúncio da redução de verbas do orçamento 2015, o(a)s docentes da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia aprovaram, na última quinta (28), o indicativo de greve. A categoria expressou indignação com a crise orçamentária e repudiou a morosidade para a garantia dos direitos docentes como promoção e progressão. A plenária deliberou ainda pela convocação imediata de reunião do Fórum das ADs visando antecipar o calendário de mobilização. Após o debate, a categoria deliberou por realizar uma assembleia já no dia 9 de setembro.

Ainda no primeiro semestre o governo anunciou que não iria ampliar o quadro docente em 2014. Apenas seleções públicas seriam autorizadas, mediante comprovação de dotação orçamentária. Após pressão, o governo comunicou que a folha de pessoal seria incrementada em 7 milhões para a referida finalidade. As Universidades remanejaram verbas para realizar as contratações, mas até o momento não receberam nenhum centavo dos recursos prometidos.

O Movimento Docente defende a expansão do ensino superior público, federal e estadual. Contudo, na avaliação do(a)s docentes, a expansão das Universidades Federais na Bahia não pode ser usada pelo governo estadual como justificativa para uma política de sucateamento das Universidades Estaduais. Essa política se evidencia pelos dois anos seguidos de redução orçamentária nas verbas de manutenção, investimento e custeio. A recente quebra de acordo com o Movimento Docente e reitorias em relação ao PL da desvinculação demonstra o desrespeito e a falta de interesse nas Ueba.



Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)