UESB realiza ações de extensão no presídio Nilton Gonçalves

unopar ead

Foto: Ascom - Uesb
Foto: Ascom – Uesb

Dando continuidade às ações de extensão da Universidade, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) iniciou na manhã da última quarta, 27, atividades que envolvem direitos humanos, saúde e educação, nas dependências do Presídio Nilton Gonçalves, unidade que, atualmente, conta com 265 presos, entre eles 26 mulheres. O projeto terá atividades contínuas com a participação do Balcão da Justiça e Cidadania, do Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), do Programa UniverCidades e do Centro de Extensão.

A programação começou com atendimentos às internas. Além de exames preventivos do câncer de colo de útero, foram feitos diagnósticos de possíveis casos de diabetes (glicemia capilar) e hipertensão, a fim de fazer o devido encaminhamento médico. Os estudantes do curso de Medicina realizaram atendimento, sob a coordenação médica da professora Claudia Reis, e discentes do curso técnico de Enfermagem, do colégio Politécnico Boock, parceiro da Uesb na ação, assistiram as internas em outros procedimentos específicos de Enfermagem. “Ficamos agradecidos de poder trazer os alunos para essa realidade de presídio porque é uma clientela diferenciada e não tem uma avaliação regular de atendimento médico”, salientou a coordenadora do Ceuas, Maria da Paixão Luz. “Pra gente, é uma experiência nova, com outras pessoas, por isso, é muito importante esse contato. Além disso, elas são educadas, entendem bem”, afirmou sobre as detentas, a estudante do Politécnico Book, Helaine Santos Vieira.

O diretor do Presídio, Alexandro de Oliveira Silva, falou sobre a importância da parceria. “Esses eventos afirmativos aqui na unidade contribuem muito para a ressocialização e para [atender] uma carência muito grande que a gente tem, principalmente na área de saúde. Com mais especialidades que virão, com certeza nós reduziremos muito os problemas de saúde na unidade”, destacou.

“É papel da Universidade realizar essas atividades de extensão, ela não pode ficar somente na sua estrutura, tem que ampliar e desenvolver ações com a comunidade”, informou a pró-reitora, professora Maria Madalena Sousa dos Anjos. Quanto ao alcance das atividades, ela explicou: “A programação terá ações principalmente na área de saúde, assistência jurídica, assistência social e educação. Nesse sentido, a Universidade vai desenvolver ações nas áreas em que os internos são assistidos”, concluiu.

A equipe multidisciplinar do Centro de Extensão Comunitário da Uesb, que inclui o Balcão de Justiça, cuidará de questões como a documentação dos filhos dos internos e assistência social, já o Proler fará um trabalho que, dentre as ações, está a reativação da biblioteca do Presídio. Fonte: Ascom – Uesb



Educação, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)