Colégio de Vitória da Conquista realiza a campanha ‘Bullying, quem cala consente

parque logistico

Por Caíque Santos – Jornalista

evento

Nos últimos anos cresce o número de crianças e adolescentes vítimas de uma agressão antiga mas que hoje tem um nome moderno: Bullying. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Em última instância, significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder.

Depressão, queda no rendimento escolar e até suicídio são algumas das consequências que as vítimas sofrem. A psicóloga Sumaia Cardoso, uma das colaboradoras do projeto “Bullying, quem cala consente”,  alerta os pais para a gravidade do problema. “Muitas vezes o pai percebe a recusa do filho em vir à escola e quando isso acontece deve procurar a direção imediatamente”, aconselha.

A campanha “Bullying, quem cala consente” foi lançada no Colégio Opção  em 2012, em parceria com a coordenação do Curso de Direito da Faculdade Independente do Nordeste – Fainor. “O objetivo da campanha é despertar a escola, a família e a sociedade para a existência do problema, buscando atender ao direito de toda criança e adolescente de desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar”, explica a psicóloga Márcia Cristina Lima, idealizadora do Projeto.

”Na verdade quem pratica o bullying também precisa de ajuda. Na maioria das vezes são crianças e adolescentes que passaram ou passam por graves problemas familiares e trazem isso para a escola”, diz Sumaia Cardoso.

Para Ana Aquino, colaboradora do projeto, os resultados positivos já são sentidos: “Observamos a minimização dos casos de bullying no Colégio e uma maior sensibilização dos alunos em relação à importância do respeito ao próximo e da boa convivência, criando assim um ambiente agradável dentro e fora da escola”.

Neste sábado, 23 de agosto de 2014 no auditório da FAINOR, o Projeto “Bullying, quem cala consente”, terá sua culminância com uma vasta programação voltada para o público infanto-juvenil, com entrada livre. Palestras, exibição de vídeo, coral, recital de poesias, atividades lúdicas e depoimentos. Confira toda a programação abaixo.

8h às 9h- Atividade Lúdica – Profª Raika (Quadra Poliesportiva)

9h – Abertura – Profª Ana Aquino

9h10mim – Execução do Hino Nacional – Profº Pablo Fornasari

9h15mim- Coral 6° Ano C

9h20mim- Palestra – Tema: Bullying e suas implicações no Direito – Edilson Resende – Aluno concluinte do Curso de Direito

9h40mim- Exibição de um vídeo do 8° Ano A

9h50mim- Depoimento dos alunos do Colégio Opção Centro e Candeias

10h10mim- Depoimento do Prof. Raymundo Vianna

10h30mim –  Recital de Poesias – Fábula

10h45mim- Coral 6° Ano A

11h – Encerramento – Profª  Ana Carla



Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)