Secretário Estadual de Infraestrutura vai visitar obras do novo aeroporto de Conquista

fainor

Marcus-Cavalcanti-Seinfra

O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, vista nesta quarta-feira (13), às 9h30, as obras do novo Aeroporto de Vitória da Conquista. O novo sítio aeroportuário está sendo construído à margem direita da BR-116, no sentido Vitória da Conquista-Rio de Janeiro, em uma área de seis milhões metros quadrado. Atualmente foi implantado o canteiro de obras, dando início ao desmatamento da área com acompanhamento de equipe ambiental, terraplanagem e também a colocação da cerca no sítio patrimonial. A previsão para a conclusão e entrega do novo terminal é em 2016.

O projeto do novo aeroporto, orçado em R$ 60,3 milhões, prevê uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, em condições de operar aviões de grande porte. O local vai funcionar com Sistema de Operação por Instrumento, que segue um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, se orientando pelos instrumentos de bordo, ao invés de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas para operar. Essa qualidade do serviço proporcionará voos noturnos com mais segurança e conforto aos usuários

Terá também um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de tudo que existe de moderno em termos de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio.

Quando concluído, o aeroporto estará em condições para receber aeronaves maiores, com capacidade de ampliar o número de passageiros, a exemplo do Boeing 737-800, passando a atuar com aviação regular (voos de linhas aeras e transporte de cargas) e também não regular (voos executivos). E com estudos e planejamento aeroportuário, assegura-se que o novo aeroporto tenha uma existência superior a cinquenta anos, com elevado nível de qualidade de serviço e segurança.

A equipe composta pelo diretor de terminais da Seinfra, Denisson Oliveira, o diretor geral do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, e o secretário Marcus Cavalcanti vai avaliar o andamento das obras, e visitar também o atual aeroporto Pedro Otacílio.



Economia, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)