O que esperar da dupla Ba-Vi nesse Brasileirão?

Por *Enrique Escudero

179688_103326456408603_3428430_nNum campeonato em que vários favoritos foram apontados, mas decepcionaram em algum momento, tanto Bahia quanto Vitória são capazes de surpreender. Positivamente, negativamente, não importa, o difícil mesmo é definir qual será a briga dos times baianos.

O Vitória protagonizou, talvez, a maior surpresa da rodada, ao vencer o Atlético-PR, em Curitiba, por 5×3. Mas esse jogo sintetiza bem a capacidade que o rubro-negro baiano tem em surpreender. Começou fazendo 3×0, vitória garantida? Nem tanto, o Atlético conseguiu empatar e, quando era melhor no jogo, o Vitória resolveu liquidar a fatura com dois gols no final da partida. O resultado é espetacular, sem dúvida, tal como foi o espetacular o resultado do Bahia, ao ganhar na rodada passada do Botafogo no Maracanã.

É simples, e complicado ao mesmo tempo, mas a dupla Ba-Vi rende bem quando não se espera tanto dela. O fator surpresa é mesmo uma excelente maneira de arrancar pontos dos times superiores, mas confirmar favoritismo também é importante para se fazer uma campanha sólida e ambiciosa.

As duas equipes são muito bem armadas. O Vitória desde a época com Caio Júnior e agora com Ney Franco e o Bahia é outro com Cristóvão Borges. Na sexta posição, o Vitória brigaria hoje por G-4, certo? Certo, mas quem garante que o time vai corresponder? Aliás, quem se garante nesse Brasileiro? Acho que só temos certeza mesmo que o Cruzeiro será campeão, ou pelo menos brigará por isso, e o Náutico será rebaixado. O resto está aberto.

Qualquer sequência credencia o time a ficar lá em cima ou afundar lá embaixo. Bahia e Vitória podem ficar na parte de cima, mas não podem se contentar em apenas surpreender. Para ficar numa posição confortável ou de destaque, os times baianos precisam manter uma regularidade e ganhar os jogos fáceis sem vacilar. Quem sabe assim, no final do campeonato, a gente não se surpreenda com um time baiano na Libertadores, hein?

*Enrique Escudero é jornalista formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)



Artigos, Bahia, Brasil, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)