Companhia de teatro conquistense vai apresentar espetáculo em várias cidades da Bahia

original_mailing_cabecalho copy

Com mais de dez anos de história, a Cia Operakata de Teatro se prepara para circular pela Bahia com o espetáculo “Bagunçu – Memórias em Cena”. A peça, que já foi apresentada em Vitória da Conquista em 2008 e 2012, agora ganhará os palcos das cidades de Porto Seguro (Extremo Sul), Valença (Baixo Sul) e Itabuna (Litoral Sul). A circulação tem o patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) por meio de seleção em edital de patrocínio cultural.

O grupo, formado por atores do sudoeste baiano e baseado em Conquista, vem realizando um trabalho artístico autoral que tem conquistado plateias em festivais nacionais e internacionais. Além das apresentações, acontecerão oficinas gratuitas de Interpretação Teatral e um bate papo sobre o espetáculo, o grupo e o seu processo de criação.

“Bagunçu – Memórias em Cena”

O espetáculo é marcado pela interação entre realidade, ficção, memória e imaginação. O texto, de autoria do diretor Gilsergio Botelho, parte do desejo de resgatar suas memórias de infância. Mas, vai além: toma como pano de fundo a Tragédia do Tamanduá, chacina ocorrida na Imperial Vila da Vitória, atual município de Vitória da Conquista, em 1895, fazendo um recorte a partir da personagem Belinha. A protagonista leva o espectador a uma viagem pelas memórias e sonhos de uma mulher sertaneja.

Fatos históricos, recordações e ficção se mesclam para fazerem surgir Bagunçu: a história de uma menina sonhadora que transforma uma realidade, por vezes trágica, em uma declaração de amor à vida. À medida que Belinha vai narrando seu cotidiano, desfilam aos olhos do público a vida nordestina do início do século XX, com todos os seus infortúnios. Ainda assim, a peça não se fixa nos aspectos sociais ou econômicos do sertão brasileiro. Busca fazer uma leitura poética dessas realidades a partir da protagonista. Para além de uma realidade cheia de dificuldades, Belinha nos apresenta outras camadas desse universo.

Cia Operakata de Teatro

Criada em 2003 pelo diretor e ator Gilsergio Botelho, a Cia Operakata de Teatro se dedica à pesquisa e experimentação das mais diversas linguagens cênicas, mantendo um repertório de espetáculos autorais. Ao longo de dez anos contínuos de atividades, a companhia vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas de formação e apresentação de espetáculos na região sudoeste da Bahia. Participa ainda de festivais nacionais e internacionais, sendo o único grupo do interior baiano, no ano de 2012, selecionado para participar da 13ª Edição do Festival de Cenas Curtas do Cine Horto Galpão/BH. Ainda em 2012, a Cia participou do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT/2012) e V Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2012).

Confira a agenda de apresentações:

Porto Seguro: 04 e 05 de outubro / Centro de Cultura de Porto Seguro

Valença: 10 e 11 de outubro / Centro de Cultura Olívia Barradas

Itabuna: 19 e 20 de outubro / Centro de Cultura Adonias Filho



Bahia, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)