Mais de 150 adolescentes foram apreendidos em Conquista nesse ano

Comandante da 77ª fala dos números levantados pela Polícia

Os dados foram revelados ao Jornal A Semana, na matéria de capa do tabloide que chegou às bancas nesta segunda-feira. Na matéria, o repórter Muller Nunes ouviu os dois comandantes das Companhias de Polícia Militar, que revelaram os bairros mais reincidentes no que diz respeito a ocorrências envolvendo tráfico de drogas. Confira a íntegra da matéria: Em recente levantamento divulgado pelas Companhias Independentes de Polícia Militar de Vitória da Conquista, existem números que impressionam: mais de uma centena e meia de apreensões envolvendo menores em crimes relacionados a tráfico de drogas.

Para os comandantes das duas companhias, o alto índice de crimes dessa natureza se deve a impunidade. Na última quinta-feira (12) a Polícia Militar reuniu soldados e oficiais no auditório do Ministério da Fazenda para uma análise dos números de ocorrências na primeira metade do ano de 2013. Conforme informou o Major Souza Lima, da 77ª CIMP, houve uma diminuição no que diz respeito a número de homicídios, porém outros tipos de crime vêm se disseminando.

“A gente tem intensificado o trabalho e realmente eles migram porque precisam pagar o material apreendido e então, os maiores traficantes não aparecem e optam pelos menores. E quem compra a droga precisa pagar. E aí vem carro, motocicleta e assaltos. A gente tem visto que tem aumentado esse tipo de crime. Um carro para cada três motocicletas roubadas”. Explicou o major Para o sub-comandante da 78ª Companhia de Polícia Militar, capitão Dalmo Porto, o trabalho tem sido dificultado pela impunidade referente as brechas da legislação. A polícia verificou que a mão-de-obra do tráfico é o menor.

 

“Percebendo essa situação nós temos combatido como podemos, porém, nós fazemos as nossas apreensões e na delegacia eles acabam tomando o destino que é orientado pela justiça. Já que não temos um local para aplicação de medida socioeducativa eles acabam sendo liberados. Do começo do ano até agosto nós temos mais de 110 adolescentes conduzidos.” Revelou o capitão da zona oeste da cidade. Nos dados apresentados pela 77ª CIPM o número de apreensões de menores é de 55 ocorrências desta natureza.

Em relação ao número de homicídios, houve uma diminuição, até o mês de julho foram registrados 72 homicídios, no mesmo período foram registrados 92 assassinatos. “Quanto aos homicídios ouve uma diminuição da zona oeste da cidade, na zona leste já era baixo e a maioria desses homicídios relacionados a tráficos” explicou Souza Lima. Os bairros com maior número de ocorrências chamaram a atenção também. No lado leste da cidade, Centro, Recreio e Candeias se destacaram no índice de assaltos e roubos. De oito armas, cinco foram no bairro Candeias, que também registrou ocorrências graves no mês passado, como a de um jovem baleado na cabeça numa lanchonete e um arrastão numa pizzaria: “No Candeias é mais por conta da área comercial e das residências de alto poder aquisitivo, na periferia os crimes são relacionados a disputa de tráfico.” Na periferia os bairros que mais apresentaram ocorrências, no que diz respeito a tráfico de drogas na zona oeste, foram Jardim Valéria e Kadija.

“A gente tem a maior incidência de apreensões e a gente tem buscado direcionar o nosso policiamento ostensivo nessas regiões para ter um êxito melhor.” Afirmou o capitão Dalmo Porto. A questão da implantação da Unidade de Internamento Provisório foi apontada como medida urgente. A ação de implantação desta unidade é resultado de uma sentença judicial que obrigou o cumprimento desta medida. A Prefeitura informou que destinou quatro áreas institucionais para a construção desta unidade. Isidoro Orge, diretor adjunto da Fundac, enfatizou durante uma sessão na Câmara de Vereadores que no plano plurianual do órgão está previsto mais três unidades de internação de menores e Conquista está neste projeto, porém ainda não tem data para autorização e início das obras.



Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)