Adab realiza 1º Encontro de Educação Sanitária em Vitória da Conquista

Adab realiza 1º Encontro de Educação Sanitária em Vitória da Conquista 01

Os profissionais de educação sanitária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, estiveram reunidos esta semana para debater a atividade e discutir metodologias de trabalho, no auditório do Ministério da Agricultura (Mapa), em Vitória da Conquista. O primeiro Encontro de Educação Sanitária teve início na segunda-feira (02), com a conferência de abertura “A Educação como ferramenta para a defesa sanitária” ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), doutor Luiz Artur Cestari. O encontro, que seguiu até ontem (05), contou com a apresentação dos resultados obtidos nas coordenadorias regional da Adab em Vitória da Conquista, Jequié e Itaberaba.

No decorrer da semana assuntos como os projetos educativos realizados pela Diretoria de Inspeção de Produtos Agropecuários (DIPA), da Diretoria de Defesa Sanitária Animal (DDSA) e da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV) foram discutidos em mesa redonda. A biosseguridade em avicultura, a segurança alimentar no consumo de produtos cárneos e a prevenção e controle de Mosca-das-frutas foram alguns dos assuntos abordados, atrelados à atividade de Educação Sanitária da Adab.

“A educação sanitária é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento dos programas e projetos de defesa sanitária animal, vegetal e de inspeção de produtos agropecuários, já que a conscientização da comunidade conduz os criadores e produtores a adotarem os procedimentos preconizados pela Adab”, delineou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, reiterando o incentivo da atividade como base para uma agropecuária mais consciente.

Os servidores envolvidos também participaram de uma dinâmica aplicada pelo médico veterinário da Adab, Antônio Valentim Fidalgo, cujo tema era “Repensando a Educação Sanitária”. “Busquei estimular os profissionais a pensar e se questionar como a atividade pode contribuir num processo ativo e contínuo de mudanças socioambientais”, afirmou Valentim.

“As ações educativas do projeto têm o objetivo de produzir na população modificações em seus conceitos, valores e comportamentos em prol da melhoria sanitária e, consequentemente, da sua vida pessoal, familiar e social”, disse a coordenadora de Educação Sanitária, Maria das Graças Gusmão que abordou o projeto “Adab na Escola”, o carro chefe da atividade. “Após a capacitação os professores podem desenvolver atividades educativas, transformando o aluno em agente multiplicador junto à sua família e a comunidade em que vive”.  Fonte: Ascom – ADAB



Vitória da Conquista

Comentário(s)