Comissão da Verdade vai investigar fatos ocorridos no regime militar em Conquista

DSC_0584

Nesta quinta-feira (22), a partir das 19h30, acontece uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista no intuito de dar início aos trabalhos da Comissão da Verdade no município. O objetivo é investigar os fatos ocorridos no Município durante o regime militar, entre 1964 e 1985, contribuindo, assim, com o movimento nacional de levantamento de informações para uma releitura dos fatos históricos e seus desdobramentos políticos e na vida de milhares de pessoas.

Durante a audiência, o legislativo conquistense irá devolver, de forma simbólica, o mandato do ex-prefeito José Pedral Sampaio, cassado durante o período. O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), autor do requerimento, dá os detalhes da iniciativa.

“Existem fatos que até hoje não foram investigados, como é o caso do ex-vereador Péricles Gusmão, que foi preso e torturado nas dependências do Nono Batalhão da Polícia Militar, onde morreu. Estive com a família dele e percebo como até hoje os entes sofrem com essa situação. Já existem alguns nomes que irão compor essa comissão. O historiador Ruy Medeiros e o ex-vereador e atual procurador da Câmara, Alexandre Pereira, são algumas das personalidades que fazem parte do grupo”, explica.



Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)