Urgente em Conquista: Estuprador foi preso agora há pouco

A equipe do Núcleo da criança e do adolescente/ 10a Coorpin cumpriu nesta data o mandado de prisão preventiva contra F.S.B. cuja custódia foi representada após 04 adolescentes ter sido vítimas de violência sexual praticada pelo representado, que portando arma de fogo as levou para um matagal, consumando o ato sexual.


Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Urgente: Gravíssimo acidente agora há pouco

No início da tarde desta quinta-feira, dia 25, um acidente na Avenida Lauro de Freitas, próximo ao antigo Náutico Clube, no centro de Ipiaú, deixou um motociclista ferido. Segundo relatos preliminares, o condutor da motocicleta estava seguindo em direção ao Cinquentenário quando foi surpreendido por um automóvel que atravessou a pista, com destino a uma rua adjacente.

O impacto da colisão deixou o motociclista ferido, sendo necessário o atendimento médico no local por equipes de emergência. As circunstâncias precisas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Este incidente serve como um lembrete da importância da atenção e do respeito às normas de trânsito para evitar tragédias como essa. Pedimos aos motoristas e motociclistas que redobrem a cautela ao conduzir seus veículos, garantindo a segurança não apenas de si mesmos, mas de todos os usuários das vias públicas.


Destaques, Polícia, Sudoeste

Comentário(s)


Urgente: Tamires e Alex foram assassinados agora há pouco

Na manhã desta quinta-feira (25), um cenário de tragédia chocou os moradores do município de Iguaí. Um casal foi encontrado sem vida, apresentando evidentes marcas de tiros. As vítimas foram identificadas como Tamires Santos de Souza, de 29 anos, e Alex do Nascimento Leal, de 31.

De acordo com as informações obtidas, os corpos foram localizados nas proximidades de um balneário local. A descoberta dos corpos gerou consternação na comunidade, que agora busca entender os motivos por trás desse ato de violência.

As autoridades locais estão conduzindo investigações para esclarecer as circunstâncias desse lamentável acontecimento e trazer justiça para Tamires, Alex e seus familiares.

O desfecho trágico desse episódio ressalta a importância de fortalecer os mecanismos de segurança e prevenção da violência em nossa sociedade. Este é um momento de solidariedade para com os entes queridos das vítimas e de reflexão sobre os desafios enfrentados para garantir a segurança de todos os cidadãos.


Destaques, Polícia, Sudoeste

Comentário(s)


Conquista: A ‘casa caiu’ pra gente grande

Na manhã de hoje equipes da Polícia Civil da Bahia compareceram no endereço acima e realizaram o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal de Vitória da Conquista em desfavor de uma mulher de 28 anos que supostamente simulou ser vítima de extorsão e a partir da sua condição de gerente de uma Cooperativa de Crédito furtou valores de contas de correntistas de uma Cooperativa de Crédito, gerando um prejuízo de 700 mil reais ao estabelecimento financeiro.

A INVESTIGAÇÃO:

As investigações foram realizadas pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista evidenciaram que uma mulher gerente de Pessoa Física de uma Cooperativa de Crédito registrou um falso BO por meio virtual, informando que fora abordada dia 18/10/224 por uma pessoa com arma de fogo, exigindo que ela baixasse o aplicativo Telegram e que transferisse valores para a contas aleatórias em Bancos Virtuais através de PIX e TED, onde disseram que haveria ressarcimento. Segundo a versão apresentada por ela, o homem ameaçava fazer algo contra membros de sua família. Depois, ela se dirigiu ao estabelecimento bancário e fora do horário de expediente, e se aproveitando da função de gerente de Pessoa Física, transferiu de correntistas aproximadamente 700 mil reais. No decorrer das investigações ficou evidenciado que tudo não passou de uma fraude, tendo a Cooperativa de Crédito suportado todo o prejuízo e ressarcido os clientes.
Na Operação foi arrecadado Aparelhos Eletroeletrônicos, tais como celulares, computadores, notebooks, pen drives, HDs externos e documentos,  que são imprescindíveis para a conclusão das investigações e elucidação dos fatos.
Todos o material apreendido vai ser enviado para o Departamento de Inteligência Policial – DIP e para o Departamento de Polícia Técnica – DPT onde será periciado.

🚨FONTE :DEIC/DRFR-VCA


Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Gravíssimo acidente com vítima

Um acidente na manhã desta terça-feira, 23, na BR-330, próximo ao vilarejo do Passa com Jeito, em Ipiaú, deixou uma jovem de 20 anos ferida. Ayara Moraes, que estava em uma motocicleta a caminho do trabalho, foi atingida por um carro modelo Ecosport, resultando em sua queda em uma ribanceira. As circunstâncias do acidente foram relatadas pela reportagem do GIRO, que esteve no local.

Segundo as informações coletadas pela equipe de reportagem, Ayara Moraes estava a caminho do Cetep Médio Rio das Contas, onde trabalha, quando o carro Ecosport preto colidiu com sua motocicleta. O impacto da colisão fez com que a jovem fosse arremessada, resultando em sua queda em uma ribanceira próxima à estrada.

A jovem Ayara Moraes ficou ferida como resultado do acidente e precisou ser socorrida. Detalhes sobre a gravidade de seus ferimentos e seu estado de saúde atual não foram divulgados até o momento.

As autoridades locais devem conduzir uma investigação para esclarecer as circunstâncias precisas do acidente e determinar eventuais responsabilidades. A apuração dos fatos será fundamental para garantir justiça e prevenir incidentes semelhantes no futuro.

 


Destaques, Polícia, Sudoeste

Comentário(s)


Urgente: Polícia está a procura de professor de teatro

Um homem que trabalhou como professor de teatro durante muitos anos em Itapetinga, está sendo procurado pela polícia. Ele é acusado de abusar sexualmente de três mulheres, que foram alunas dele, ainda quando eram adolescentes. Mas as investigações da polícia civil apontam que ele pode ter feito cerca de dez vítimas.

Desde março algumas mulheres buscaram a polícia civil para fazer denúncias. E recentemente a justiça expediu um mandado de prisão temporária contra, Osvaldo Barbosa, mas ele está foragido.

Foi criado um perfil numa rede social para que as mulheres que foram vítimas dele, pudessem deixar seus depoimentos. E eles são estarrecedores. O professor atraia as vítimas para a casa dele, dizendo que eram necessárias aulas particulares para aperfeiçoar o personagem a ser interpretado, era quando os abusos aconteciam.

Ele  chegou a atuar no CRAS de Itapetinga, na Apae de Itapetinga, como orientador de idosos e também em algumas escolas da cidade. A prefeitura de Itapetinga disse que nunca recebeu reclamações sobre o professor de teatro, mas assim que tomou conhecimento das denúncias, afastou ele do cargo. O caso mostrado em reportagens exibidas pela TV Sudoeste.


Destaques, Polícia, Sudoeste

Comentário(s)


O conquistense Fernando foi assassinado a tiros

Conforme divulgamos anteriormente, após um período de calmaria, a região de Vitória da Conquista voltou a registrar morte violenta.

Um jovem identificado como Fernando foi assassinado dentro de um lava jato no início da noite de ontem, 24, na vizinha cidade de Barra do Choça.

Segundo apuração do Blog do Rodrigo Ferraz, a vítima era natural de Conquista.

Ninguém foi preso.

O atirador fugiu logo em seguida. O que causou o crime brutal não foi revelado.

O corpo foi levado ao Departamento de Polícia Técnica da Suíça Baiana.


Destaques, Polícia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Conquista: Polícia Federal realiza operação na secretaria de saúde

A Polícia Federal (PF), em trabalho conjunto com a Controladoria-Geral da União, deflagra hoje (25/04/2024) a Operação DROPOUT, cujo
objetivo é a desarticulação de uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos empregados pela Secretaria de Saúde do município de Vitória da Conquista no combate e prevenção aos efeitos da pandemia (SARS-CoV-2).

Estão sendo cumpridos dezoito (18) mandados de busca e apreensão e doze (12) mandados de medidas cautelares diversas da prisão nas cidades de Vitória da Conquista/BA, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG e Nova Lima/MG.

Os fatos teriam ocorrido no exercício de 2020, durante a pandemia, em dispensas voltadas para a aquisição de testes de detecção de antígenos do SARS-CoV-2 pelos métodos de fluorescência e imunocromatografia.

A denúncia foi apresentada em 2022 pela própria Procuradoria do Município de Vitória da Conquista/BA, quando tomou conhecimento da possível fraude. A Procuradoria fez uma apuração interna e confirmou que os indícios que lhe foram apresentados eram
consistentes, encaminhando, assim, a denúncia à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.

As investigações apontaram que os processos licitatórios com indícios de fraude totalizavam R$ 2.030.000,00 (dois milhões e trinta mil reais), com comprovação de superfaturamento de preços e prejuízo ao Erário de, no mínimo, R$ 677.700,00 nos dois procedimentos.

As análises revelaram, ainda, que foram usados artifícios para que a empresa vencedora, com sede em Salvador/BA, tivesse êxito nos dois certames, mesmo com propostas superfaturadas.

Para tanto, propostas com valores menores para aquisição de testes pelo método de imunocromatografia foram alijadas das dispensas realizadas, sob o argumento de que não atendiam à metodologia pretendida. Assim, a Secretaria de Saúde pode adquirir testes rápidos por imunoensaio fluorescente
fornecidos pela empresa investigada com sede em Salvador/BA, os quais eram importados de uma segunda empresa com sede em Belo Horizonte/BA. Essa segunda empresa tinha como sócia, na época, pessoa com parentesco próximo à então Diretora de Vigilância em Saúde municipal de Vitória da Conquista/BA.

Os trabalhos conjuntos revelaram, por fim, que o braço financeiro da Organização Criminosa estava homiziado na cidade de Salvador/BA, local onde os recursos públicos transitaram por sócios ocultos e pessoas estranhas à empresa licitante vencedora.

Além dos mandados judiciais, foi determinado também o bloqueio judicial no importe de R$ 2.030.000,00 (dois milhões e trinta mil reais) das contas e bens dos principais investigados, além da apreensão de objetos de grande valor.

Os delitos apurados na Operação são de organização criminosa (Art. 2º da Lei 12.850/13), lavagem de dinheiro (Art. 1º da Lei 9.613/98), fraude licitatória (Art. 337-L do Código Penal), peculato (Art. 312 do Código Penal) e destruição de documento público (Art. 305 do Código Penal), cujas penas máximas podem somar mais de 40 anos de prisão. Já as medidas cautelares impostas foram: proibição de contato entre os investigados; proibição
de adentrar à sede da Secretaria de Saúde; proibição de contratar com o Poder Público; afastamento das funções públicas; dentre outras.

Para o cumprimento das medidas judiciais, cerca de 70 policiais federais e 10 auditores da CGU foram mobilizados.


Destaques, Polícia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Conquista: Comunicado importante da Coelba

A cidade Vitória da Conquista recebe a unidade móvel do Energia Com Cidadania (ECC), projeto de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica,) nesta semana. De terça (23/4) a sexta-feira (26/4), das 8h às 17h, os moradores poderão aguardar a distribuidora, que estará de porta-a-porta, nos principais bairros do município, oferecendo aos consumidores a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED gratuitamente. Na oportunidade, a unidade móvel também passará na cidade de Palmas do Monte Alto, nos mesmos dias e horários.

A ação, voltada para os clientes residenciais, promoverá aos clientes a troca de até cinco lâmpadas ineficientes por LED, gerando economia de energia para sua residência. Os consumidores interessados em participar do projeto devem seguir alguns critérios, como ser cliente residencial ou rural-residencial, além de ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica). É necessário também apresentar a conta de energia do mês anterior paga e não ter débitos com a distribuidora. Aliado a isso, o cliente não pode ter trocado lâmpadas em projetos da concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas) e deve entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

No primeiro trimestre de 2024, a Neoenergia Coelba atendeu 13.500 clientes, totalizando a substituição de aproximadamente 58 mil lâmpadas.

Serviço – Energia com Cidadania em Vitória da Conquista

Data: 22 a 27 de abril de 2024;

Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h.


Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Alice Portugal e Fabrício Falcão garantem R$ 280 mil para a UFBA – Campus Anisio Teixeira em Vitória da Conquista

Uma emenda parlamentar de R$ 280 mil é o mais recente recurso garantido pela deputada Alice Portugal (PCdoB) para o Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O investimento foi solicitado à parlamentar pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) e pela direção do IMS/CAT.

A deputada Alice afirma estar honrada em poder colaborar com emendas para a UFBA porque “a universidade é ponto estratégico para o desenvolvimento da pesquisa e extensão” e a instituição “apresenta resultados efetivamente positivos e satisfatórios para a população”.

Já o deputado Fabrício defende que os investimentos reforçarão o projeto de criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia a partir do Instituto Multidisciplinar em Saúde. Ele ainda destaca que não é a primeira vez que o Campus Anísio Teixeira é beneficiado pelos parlamentares. “Alice e o nosso mandato têm trabalhado para garantir recursos para a UFBA de Conquista de forma regular. O Instituto Multidisciplinar em Saúde faz um excelente trabalho de formação de profissionais de saúde que atuam na Bahia inteira e com projetos de primeira linha na saúde pública”, detalha.


Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Irmão de vereadora foi assassinado

Uma terrível tragédia a na tarde desta terça-feira (23), quando Crispim Mota de Jesus, de 65 anos, irmão da vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Eremita Mota, foi brutalmente assassinado em sua residência no conjunto Feira VII. O crime chocante, perpetrado por um vizinho, resultou na perda de uma vida e deixou a comunidade em estado de choque.

Crispim Mota de Jesus foi vítima de uma violência inimaginável, sendo atacado com golpes de picareta, faca e martelo dentro de sua própria casa. O vizinho responsável pelo ato bárbaro desferiu os golpes fatais, ceifando a vida de Crispim de forma cruel e sem piedade. A esposa de Crispim, Adriele Prates da Silva, também foi atingida durante o ataque e foi socorrida para o hospital em estado grave.

O assassinato de Crispim Mota de Jesus deixou a cidade de Feira de Santana em luto e consternação. A violência desmedida que resultou na morte de um membro respeitado da comunidade gerou uma onda de indignação e tristeza entre amigos, familiares e cidadãos locais. O choque diante da brutalidade do crime ressoa profundamente em toda a região.

Diante dessa tragédia sem precedentes, a comunidade exige que as autoridades responsáveis ajam com rigor e determinação na investigação e punição dos culpados. A justiça deve ser feita para Crispim Mota de Jesus e sua família, e aqueles que perpetraram esse ato hediondo devem ser responsabilizados perante a lei.

 


Bahia, Destaques, Polícia

Comentário(s)


Urgente na região de Conquista: Fernando acaba de ser assassinado em lava jato

Noite de quarta-feira, 24, violenta.

Um homem foi assassinado em um lava jato na vizinha cidade de Barra do Choça.

De acordo com informações obtidas pelo Blog do Rodrigo Ferraz, a vítima foi identificada como Fernando.

A Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados para tomar as providências.

Ninguém foi preso.


Destaques, Polícia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Urgente: Ciclista perde a vida em acidente

Um trágico acidente abalou a cidade de Feira de Santana na última terça-feira (23), quando um ciclista de 32 anos perdeu a vida após ser atropelado por um carro. O momento terrível foi capturado por uma câmera de segurança da região, revelando a brutalidade do incidente que ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao cruzamento com a Avenida Maria Quitéria.

O vídeo do acidente mostra claramente o ciclista seguindo no sentido contrário da via, passando em frente a um ponto de ônibus, quando é violentamente atingido por um carro amarelo que aparentava estar em alta velocidade. Ademir Farias Oliveira, o ciclista, foi lançado sobre o capô do carro e caiu na pista com impacto devastador. Sua bicicleta foi completamente destruída no acidente.

A morte de Ademir Farias Oliveira causou uma onda de choque e tristeza entre os moradores de Feira de Santana. A brutalidade do acidente e a perda prematura de uma vida geraram um profundo lamento na comunidade, que agora se une em solidariedade à família enlutada.

Chamado à Segurança no Trânsito:

Este trágico incidente serve como um lembrete urgente da importância da segurança no trânsito e do respeito aos ciclistas e pedestres. É fundamental que todos os usuários das vias estejam cientes de sua responsabilidade ao dirigir e adotem comportamentos seguros para evitar tragédias como essa no futuro.

Conclusão:

Neste momento de dor e reflexão, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos de Ademir Farias Oliveira. Que sua memória seja honrada e que este trágico acidente nos motive a redobrar nossos esforços na promoção de um trânsito mais seguro e humano, onde todas as vidas sejam valorizadas e protegidas.


Bahia, Destaques, Polícia

Comentário(s)


Urgente em Conquista: Tragédia com morte agora

Notícia triste na tarde de hoje, quarta-feira, em Vitória da Conquista.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Rodrigo Ferraz, um corpo do sexo masculino foi encontrado boiando em um rio.

De acordo com leitores do blog, o fato aconteceu em uma localidade rural, no povoado do Saquinho, próximo ao Conjunto Penal da cidade.

A identidade da pessoa não foi revelada.

Os órgãos de segurança foram acionados para remoção do corpo.


Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Conquista: Uma imagem que leva alegria!

Uma medida de alívio está sendo implementada para os moradores do Bairro Jurema, em Vitória da Conquista, com a remoção dos carros apreendidos que estavam causando transtornos ao redor do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A ação, que visa melhorar a qualidade de vida dos residentes locais, está sendo realizada pela Polícia Civil, que está transferindo os veículos para o pátio ao lado do Complexo Policial na Avenida Brumado.

Os carros apreendidos que estavam ocupando espaços ao redor do Disep, gerando incômodos para os moradores do Bairro Jurema, estão sendo gradualmente retirados e transportados para o pátio da Polícia Civil. Essa iniciativa busca não apenas liberar áreas públicas e reduzir transtornos para os residentes locais, mas também garantir uma melhor organização e segurança dos veículos apreendidos.

A remoção dos carros apreendidos representa um passo positivo na melhoria do ambiente urbano do Bairro Jurema. Com a liberação dos espaços anteriormente ocupados pelos veículos, os moradores poderão desfrutar de uma maior tranquilidade e comodidade em seu dia a dia. Além disso, a iniciativa contribui para a promoção da ordem e da segurança pública na região.

A ação realizada pela Polícia Civil demonstra o compromisso das autoridades locais em atender às necessidades e preocupações da comunidade, buscando soluções para problemas que afetam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos. A remoção dos carros apreendidos é um exemplo claro desse comprometimento com o bem-estar e a segurança da população.


Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)