Começa a greve dos professores da Uesb; mais de 9 mil alunos ficam sem aula

maetinga

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Os professores e as professoras da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ) de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga realizaram ato público nesta quarta (13)  para trancar os portões da Universidade. A partir dessa data os docentes suspendem suas atividades por tempo indeterminado. A categoria reivindica respeito aos direitos trabalhistas e aumento no orçamento das Universidades Estaduais.

Mais de 250 professores da UESB aguardam por direitos trabalhistas como promoção, progressão e mudança de regime de trabalho. Alguns processos estão parados há cerca de dois anos. O Movimento é contra o posicionamento do governo de tratar tais direitos como concessão e não algo garantido por lei.

Com a greve, cerca de 9 mil alunos dos três campi ficam sem aula.

Segundo a categoria, o orçamento destinado pelo Estado não é suficiente para garantir o funcionamento das Universidades. Faltam professores, materiais para laboratórios, salas de aula, combustível, tinta para impressão, recursos para projetos de pesquisa e extensão. Para que as Universidades continuem a realizar suas atividades é preciso que o governo amplie o orçamento das Instituições de 5% para 7% da receita líquida de impostos.



Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)