Conquista: Mau cheiro em praça leva taxista a trabalhar de máscara

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Para quem passa pela praça Estevão Santos, conhecida como Praça do Fórum, no centro de Vitória da Conquista, os sentidos denunciam sujeira e abandono. Diariamente, a estudante Jéssica Santos pega o transporte coletivo no ponto de ônibus situado na praça, e, segundo ela, é difícil ter que esperar o veículo chegar em meio a tantos odores e sujeira. “É complicado, ainda mais quando o ônibus demora. Alguém tem que fazer alguma coisa aqui”.

Mas, ainda têm pessoas que estão em situação pior que a de Jéssica, pois convivem com o mau cheiro em grande parte do dia. O taxista Dorisvaldo Santana, por exemplo, trabalha com máscara para tentar se proteger dos odores vindos da praça. Segundo ele, essa foi a alternativa encontrada depois de não ver o problema resolvido, mesmo contatando o poder público: “A gente vem cobrando dos responsáveis pela praça, o poder público, mas não tem resolvido. ÀS vezes, corta alguma coisinha, mas não dá certo”.

Ainda segundo ele, é grande o número de pessoas que utilizam a praça como moradia, essas mesmas pessoas realizam suas necessidades fisiológica ali mesmo, na praça, em meio às plantas. “Essa praça é de fezes. A prefeitura esteve aí há alguns dias e passou quase dois dias retirando as fezes, pra você ver como estava a situação”.

Mas o profissional diz, ainda, que o local não é somente utilizado como dormitório para moradores de rua. “Muita gente dá comida, dá cobertor, mas alguns não são moradores de rua. Alguns ficam marcando vaga para atendimento no fórum, e ouvi dizer que vai de R$20 a R$50 (valores)”, disse.

Outro taxista, que preferiu não se identificar, disse que a situação é de vergonha a cada novo passageiro adentrando no veículo. “Nós atendemos todos os tipos de passageiros, e tem gente que vem aqui, fica envergonhado, pensa que é até o carro que está fedendo, aí a gente explica que é aí – na praça – que fedendo. A praça é muito maltratada, é abandonada”.



Vitória da Conquista

Comentário(s)