Conquista: grupo gay diz que assassinato de travesti foi ‘crime de ódio’

unit

DSC_0444

Ativistas aproveitaram o Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais, nesta quinta-feira (29), para protestar contra o assassinato do travesti Leandro Boita, de 26 anos, que usava o nome de Fernanda, achado morto na cidade de Vitória da Conquista.

De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), é o segundo homicídio com caraterísticas homofóbicas registrado em 2015. No ano passado, Conquista ficou em primeiro lugar no ranking das cidades com o maior número de ocorrências – quatro no total -, desbancado Salvador, que registrou três.

O ato público foi realizado pela manhã na BR-101, onde Fernanda fazia programas. A vítma, que também trabalhava como modelo, era natural do Rio Grande do Sul. Depois, os manifestantes saíram em caminhada, com cartazes, faixas com mensagens de protesto e pedidos de paz, acompanhados de um carro de som, com destino à Praça 9 de Novembro, no centro da cidade.

“Era para ser um dia para se comemorar os direitos conquistados pelo público LGBT e dar visibilidade a eles, mas o momento de alegria acabou se transformando em protesto pela morte da Fernanda e cobrança para que crimes como esse não fiquem impunes”, disse ao G1 o coordenador de políticas LGBT de Vitória da Conquista, Danilo Bittencourt.

A Polícia Civil ainda não tem informações sobre as circunstâncias do homicídio da travesti. Bittencourt desconfia que o crime tenha sido motivado por transfobia, intolerância  às pessoas transexuais e transgêneros. “Essas mortes precisam ser encaradas como crimes de ódio, como foi nesse caso” afirma.

O corpo foi achado na segunda-feira (26), no bairro Lagoa das Flores. Na segunda-feira (28), a família da vítima foi recebida na unidade, mas o depoimento não teve teor divulgado.

De acordo com informações da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o corpo foi encontrado com perfurações de arma de fogo em um matagal nas proximidades do Distrito Industrial.

Segundo populares do bairro, que localizaram o corpo e acionaram a polícia, a vítima usava roupas femininas e estava sem documentos pessoais. A vítima foi identificado por familiares no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi enterrado no cemitério municipal de Vitória da Conquista, localizado no bairro Kadija, na manhã de terça-feira (27). A polícia não há informações sobre autoria e motivo do crime, investigado pela Delegacia de Homicídios. Com informações do G1 Bahia



Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)