Conquista: após 67 dias no Hospital de Base, bebê com síndrome rara consegue transferência

parque logistico

IMG_1094-210x300A família de Ana Cecília, criança que sofre de problema grave nos rins, a chamada síndrome nefrótica, aguardou 67 dias no Hospital de Base para conseguir a imediata para uma unidade que ofereça o serviço de nefropediatria. A situação foi parar no Ministério Público. A Promotoria de Justiça entrou em contato, no dia 15 de janeiro, com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para cobrar o cumprimento da decisão.

“Nada foi feito. Infelizmente, me surpreende o fato de Ana Cecília ainda está no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Agora, o que pode ser feito é o que justamente a Defensoria [Pública] já fez, que é requerer ao juiz que determine ou a prisão do seu secretário, porque está, realmente, em flagrante descumprimento de uma ordem judicial, ou o arresto das contas do Estado, para que esse pagamento seja feito em hospital particular, por um médico particular. E também a cobrança da multa, que ele tem obrigação de pagar porque já está determinado na decisão”, afirma a promotora de Justiça Guiomar Miranda.

Em contato com a nossa reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde será transferida através de UTI aérea para internamento e investigação diagnóstica no setor de nefropediatria do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, ainda hoje (quarta-feira).

Na unidade ela será avaliada por um nefropediatra.



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)