Curso de comunicação da Uesb promove I Simpósio de Jornalismo – Cidade em Debate e lança o Oficina de Notícias

colegio opcao

jornal

Próxima quarta-feira, dia 26 de novembro, a partir das 9 horas, no Laboratório de Impresso, no campus da Uesb em Vitória da Conquista, acontecerá o I Simpósio Jornalismo – Cidade em Debate, com a presença da arquiteta e urbanista Marcia Cristina Pinheiro e do engenheiro representante do CREA Leandro Ferreira, ambos com vasta experiência na cidade de Vitória da Conquista. A discussão é parte das atividades de lançamento do jornal Oficina de Notícias, produzido na disciplina Oficina de Jornalismo Impresso II, pelos estudantes do IV semestre, que tem à frente a professora Mary Weinstein, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do coordenador do Colegiado do Curso de Comunicação, Dirceu Góes, também, participaa imprensa local, comMartha Andrade, editora e apresentadora da TV Sudoeste;Mário Bittencourt doPortal Aprochego;Rodrigo Ferraz, do Blog Rodrigo Ferraz; e Rafael Flores, da Revista Gambiarra.

O jornalismo, a sua relação com a cidade e a forma como a prática jornalística se coloca diante dos processos de transformação urbana são discussões pertinentes ao cotidiano do repórter. Dentro da variedade de assuntos propostos à comunicação e ao jornalismo na contemporaneidade, a cidade e suas complexidades, no que se referem à construção do espaço comum e de cada um, tornam-se centrais para o entendimento e o trabalho do próprio campo jornalístico. Assim é que a aproximação entre os dois campos é fundamental.

No intuito de propiciar um encontro em que profissionais especializados possam discorrer sobre a Conquista de agora e a do futuro, com a interlocução de jornalistas atuantes na arena local, sempre em busca de fontes idôneas e capacitadas, e a participação de estudantes, que estão se preparando para “cobrir a cidade”, é que o lançamento do Oficina de Notícias acaba sendo a oportunidade ideal para essa conversa entre produtores de sentido de ambos os lados – entre os que atuam diretamente como sujeitos da transformação, na condição de técnicos e, portanto, fontes potenciais para o jornalismo, e para os que elaboram a notícia cuja matéria-prima é a cidade. A ideia é promover o encontro entre as duas categorias que pensam a cidade como um local de construção de convivência.

A problematização envolverá questões relativas à mobilidade urbana, equipamentos urbanos, crescimento e expansão da cidade, comércio, habitabilidade e moradia. Um dos objetivos é enfatizar a necessidade da construção de fontes jornalísticas para uma melhor abordagem de temas de extremo interesse público, ao tempo em que a valorização do jornalista como mediador do debate na esfera pública se faz necessária.



Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)