Conquista está entre as melhores cidades do país para viver

tex encomendas

Por Aline Luz

vitoria-da-conquista12-420x279

Na semana em que comemora 174 anos é divulgado estudo que aponta que Vitória da Conquista está entre as 100 melhores, maiores e mais ricas cidades brasileiras. É o que indica o ranking BCI100, produzido pelo escritório corporativo britânico Delta Economics & Finance para a publicação“América Economia Brasil”.

A classificação, que avalia um conjunto de 77 atributos das 100 grandes cidades do país, foi divulgada no final de outubro e traz uma análise da qualidade em relação a 100 municípios brasileiros, estabelece a terceira maior cidade da Bahia na 95ª colocação. Uma posição destacada, segundo o levantamento, ao superar diversas capitais.

A pesquisa, para chegar aos resultados, contou com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando-se em conta os dados do Censo 2010, dos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no intuito de criar índices de tabulação e pontuação. Assim, fatores como população, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), governança, finanças, educação, segurança, tecnologia, dentre outros, foram levados em conta. Confira os números.

Entre as 100 cidades listadas figura Vitória da Conquista, na 95ª posição, que recebeu melhor pontuação no quesito governança. O ranking é liderado por Santos (SP), Belo Horizonte (MG) e Jundiaí (SP). Entre as cidades baianas, além de Conquista, estão na lista Salvador e Feira de Santana, em 27ª e 90ª posições, respectivamente.

O objetivo fundamental do BCI100 é consolidar diversos atributos (variáveis) da cidade em um índice que permita mensurar as diversas dimensões do processo de desenvolvimento socioeconômico da cidade e, claro, de seus habitantes.

A pesquisa apenas avalia de forma mais precisa dados que já vinham sendo noticiados sobre Vitória da Conquista. Clima ameno, belezas naturais e uma infraestrutura urbana adequada fazem de Vitória da Conquista uma cidade destinada ao desenvolvimento. O fortalecimento do comércio local, o crescimento da construção civil, que tem aquecido o mercado e contribuído para a geração de empregos, a grande vocação para o turismo de negócios e de lazer colocam a cidade numa situação privilegiada e favorável a novos negócios.



Bahia, Brasil, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)