Região Sul é uma das principais áreas de crescimento de Conquista


atlanta

Texto: Aline Luz

A região Sul de Vitória da Conquista abrange vários conjuntos habitacionais, além do Shopping Conquista Sul
A região Sul de Vitória da Conquista abrange vários conjuntos habitacionais, além do Shopping Conquista Sul

Vitória da Conquista tem se destacado como modelo de desenvolvimento econômico na região nordeste do país. Um dos principais vetores desse crescimento é o mercado imobiliário. Por conta disso e de sua posição geográfica estratégica, a cidade se tornou referência regional, atraindo novos moradores a cada ano, que vêm em busca da boa qualidade de serviços como educação, saúde e lazer. A população aumenta a passos largos, já são mais de 330 mil habitantes, segundo o IBGE.

Os investimentos imobiliários estão por toda parte e os empreendimentos já avançam em direção às saídas da cidade, aumentando o seu perímetro urbano. Para se ter ideia, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, a cidade é a segunda do estado da Bahia que mais consome cimento – em comparação com Ilhéus, por exemplo, Conquista consome em um mês o que a cidade do sul baiano consome em seis meses.

E neste contexto, a região Sul de Vitória da Conquista é uma das áreas que mais tem crescido e atraído investidores. Região onde se instalou o shopping Conquista Sul, por lá estão sendo construídos condomínios e residenciais de alto padrão e diversos empreendimentos comerciais.

Quem mora por ali não precisa ir ao Centro ou a outra localidade. Com supermercados, restaurantes, lojas de matérias de construção, lojas de decoração, hotéis, bancos… Cada vez mais há diversidade na prestação de serviços que atendam às demandas da população daquele local. Recentemente foi instalada uma agência de grande porte da Caixa Econômica Federal e um posto do SAC será inaugurado brevemente no Shopping Conquista Sul.

A administradora, Manuela Meira, moradora do bairro Morada dos Pássaros há dois anos, escolheu o local exatamente pela comodidade de dispor de uma série de serviços sem precisar ir ao Centro ou enfrentar o trânsito e a dificuldade de estacionamento da região central. “Onde moro tenhoentretenimento, lazer e compras com tudo em só lugar, com conforto e segurança. Consigo resolver tudo por aqui. Além disso, ainda tenho minha casa cada vez mais valorizada em termos financeiros por todo desenvolvimento e expansão da minha vizinhança”, elogia.

Shopping e crescimento da região

Neste cenário, o shopping é agente ativo no processo de desenvolvimento da cidade, sendo a prova do dinamismo que caracteriza a economia regional. Com várias lojas âncoras e megastores, além das constantes expansões, o centro de compras vêm promovendo uma série de transformações no entorno da região.

De 2006 para cá, data da implantação do shopping, o adensamento da zona sul se promoveu e a valorização dos imóveis se efetivou.  A região, que inclui os bairros Esplanada do Parque, Urbis VI, Morada dos Pássaros, Morada Real e Jardim Guanabara, se consolida como um dos principais vetores de crescimento da cidade, atraindo investidores de dentro e fora de casa, apostando no grande boom da economia conquistense.



Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)