Opinião e Futebol: Não dá para comparar…

massicas indoor

cronaldoriberyrealxbayern2304ap

Por Ubaldino Figueiredo

Depois de um breve recesso, por conta de viagens, estamos retornando ao nosso convívio diário dessa prosa com todos os que me honram com a leitura desses nossos pontos de vista. Assistindo a jogos da UEFA e da Copa Libertadores, começamos a fazer uma comparação do futebol praticado pelos times do velho continente e os sul americanos, em que a técnica e a disciplina tática são uma marca constante nos times europeus.

Vimos e analisamos a maneira de jogar do REAL MADRID, pra mim o melhor time da Liga, seguido do BAYERN, que mesmo tendo perdido as duas últimas partidas decisivas, mostrou uma forma de jogar semelhante à do BARCELONA, que ainda não se adaptou ao novo treinador; mas é um time que inspira e serve de parâmetro para outras equipes. O CHELSEA outro time que conta com craques capazes de mudar a maneira de jogar da equipe, dependendo das circunstâncias e necessidade; também não se deu bem, mesmo jogando em seus domínios, contra o ATLÉTICO DE MADRID, a grande surpresa da Liga e que por certo dará muito trabalho ao REAL, no jogo de decisão, no próximo dia 24, em Lisboa, aonde, por certo, Cristiano Ronaldo irá se sentir em casa e apoiado pelos patrícios e dará o melhor de si para justificar o título de “melhor jogador do mundo”.

 

Também vimos os jogos do GRÊMIO X SAN LORENZO, (o time do Papa), e infelizmente não podemos comparar o futebol que ora se pratica por aqui, com o europeu, que por sinal se inspirou no futebol brasileiro e argentino para adaptar à maneira com que hoje joga a maioria dos times da Europa. CRUZEIRO X CERRO, mesmo com a superioridade técnica do time mineiro, não vimos um futebol que pudesse encantar aos críticos, nem a seus torcedores, o que vimos foi a força de vontade e disposição para conquistar a vaga; já o jogo ATLÉTICO-MG X ATLÉTICO NACIONAL (Colômbia), foi uma seqüência de erros e equívocos do treinador, no primeiro jogo; e uma inabilidade dos jogadores no segundo jogo, ontem, em que os mais experientes em campo, não souberam aproveitar o mando de campo e o placar favorável, o que levaria à cobrança de penalidades, não deu outra, o sonho do Bi, foi pro brejo.

Dos seis times brasileiros na Libertadores, só resta um, o Cruzeiro. Se o caro leitor quiser constatar e comparar, é só assistir os jogos da série B, do brasileirão, e verá que temos muito que evoluir para chegarmos ao nível dos times europeus. Guardada as devidas proporções e respeitando as características técnicas e individuais de cada jogador, temos muito que aprender com os treinadores de times do velho continente. Amanhã volto falando de copa do mundo.



Artigos, Bahia, Brasil, Internacional

Comentário(s)


2 responses to “Opinião e Futebol: Não dá para comparar…

  1. Caro Ubaldino, realmente não da pra comparar. Já que os craques sulamericanos são as estrelas dos clubes europeus. Isso é fato! O poder econômico dos clubes é o que faz a diferença. Mas de vez em quando a garra e o talento sulamericano vai lá e derruba um gigante destes ne? Lembra do Inter de Porto Alegre, o Boca Júniors e até mesmo o Corinthians…

Comentários fechados