Gestores do Sudoeste baiano concorrem ao prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’

restaurante recanto

DSC_0651

Um grupo de prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Gavião (Amvagra) participou de um evento durante a semana em Vitória da Conquista sobre a Primeira Infância, promovido pela Fundação Abrinq – Save The Children.

Na oportunidade, todos os gestores firmaram um pacto e agora estão concorrendo ao prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’, que avalia o gestor durante os quatro anos de mandato.

O Programa elege indicadores os quais o governo municipal deve melhorar. Isso é feito no primeiro ano de governo e com isso o município passa a ter o diagnóstico da situação da criança e do adolescente. A partir desse diagnóstico o prefeito estabelece metas a serem atingidas durante sua gestão, e para atingir as metas estabelecidas ele define as ações, as políticas públicas que serão desenvolvidas. Então o município passa a ter um diagnóstico, metas de gestão e plano de ação.

Após tudo isso, se houve melhora dos indicadores o Prefeito é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança e o município ganhou qualidade na política pública, transparência na gestão, integração entre as áreas envolvidas, fortalecimento da gestão para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Tudo isso acompanhado de perto pela sociedade local.

O presidente da Amvagra e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, revela que a iniciativa é de fundamental importância. “Fizemos questão de prestigiar o encontro e trazer todos os prefeitos que compõem a nossa entidade para participar e, quem sabe, receber o prêmio. É um desafio”, disse.



Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)