Opinião: A vergonha do futebol

Por Ubaldino Figueiredo

8px1s20fz0wmzx6wlrrlbbtpt

Cenas lamentáveis, chocantes e desprezíveis que envergonham o futebol, vimos no jogo entre Atlético-PR x Vasco da Gama, protagonizadas pelas duas torcidas. Vendo detalhadamente e com mais calma as cenas exibidas no vídeo da TV Bandeirantes é que sentimos e dimensionamos o quanto o ser humano é perverso e, o pior dos animais, pois é o único que mata o outro para não saciar sua fome.

Confusões, às vezes pré-agendadas pelas torcidas, nas redes sociais, e por outras vezes premeditadas já se tornaram uma marca no nosso combalido futebol; atos de vandalismo praticados por torcidas organizadas que, em sua maioria, formam verdadeiras gangues travestidas de torcedores, um exemplo da atuação desses maus elementos foi no jogo entre Corinthians X Vasco da Gama, em 2009, pela Copa do Brasil, que um ônibus foi queimado e um torcedor morto.

 

As torcidas (Marcha Verde) do Palmeiras e (Gaviões da Fiel) Corinthians são as mais rivais e violentas do País. Em levantamento feito pela imprensa especializada, constatou-se que 17 torcidas organizadas, dos 20 clubes participantes da série A, envolveram-se em atos de violência ou confusões. Ficando de fora dessa lamentável estatística, as torcidas da Portuguesa, Ponte Preta e Criciúma, mesmo assim, no jogo contra o Bahia, na Fonte Nova, em setembro, a torcida do time catarinense e da famigerada “Terror Tricolor”  envolveram-se em agressões, tudo por causa da colocação de uma faixa.

Desde 1994, autoridades vem monitorando essas torcidas organizadas e violentas, chegando a uma conclusão que os violentos não passam de 15% dos integrantes. Amanhã faremos um levantamento de outros casos de violência nos estádios e fora deles.  



Artigos, Brasil, Esporte

Comentário(s)