*Carol dos Animais faz campanha contra uso de fogos de artifício no São João: “Causam sofrimento aos bichos”*

A pré-candidata a deputada estadual Carol dos Animais (Solidariedade) iniciou uma campanha em suas redes sociais contra o uso de fogos de artifício durante as festas juninas. Além de se posicionar contra o uso dos artefatos pirotécnicos, Carol ainda alertou para a necessidade de conscientização da população dos malefícios que os tradicionais fogos podem trazer para a vida dos animais.

“Os fogos causam sofrimento aos animais, tanto domésticos como selvagens, e podem levá-los até mesmo à morte, assim como registram inúmeros casos durante o período de festejo junino. Os animais possuem audição mais sensível do que a humana e barulhos maiores podem causar danos irreversíveis”, argumentou a pré-candidata.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), animais como os cães, por exemplo, têm uma sensibilidade maior. Barulhos acima de 60 decibéis, correspondente a uma conversa em tom mais alto, pode causar estresse da ordem física e psicológica. Além de captar uma frequência maior de sons, os cães também podem detectar sons quatro vezes mais distantes.

“O que parece um momento de descontração para nós, humanos, para eles vira um momento de puro desespero e dor. São inúmeros os casos de acidentes e até mesmo de mortes registradas durante este período por conta dos artefatos. Proteja os animais, não use fogos de artifícios”, disse Carol, que também deu dicas em suas redes sociais para proteger os bichos. Entre elas, a protetora ensina o uso do truque do pano, que reduz a tensão no dorso e ajuda a diminuir a irritabilidade nos cachorros.

Em 2018, o ex-deputado Marcell Moraes já lutava pela causa animal e pela proibição do uso de artifícios durante o período junino. Ele apresentou o projeto de lei Projeto de Lei (nº 22.790/2018) que “dispõe sobre a proibição da comercialização, uso, queima, soltura e manuseio de fogos de artifício, artefatos pirotécnicos, rojões e foguetes que causem poluição sonora, como estouro e estampidos, no Estado da Bahia, e dá outras providências”.

“Foi uma excelente iniciativa de Marcell como deputado estadual e é uma bandeira que com certeza continuarei lutando até o fim, quando tivermos a proibição do uso de fogos. Os festejos juninos são tradicionais e, para a nossa diversão, não precisamos de fogos, que levam sofrimento aos nossos bichos”, finalizou.



Bahia, Destaques

Comentário(s)