Conquista: NEOJIBÁ INAUGURA ATELIÊ ESCOLA DE LUTERIA COM APOIO DOS DEPUTADOS WALDENOR E ZÉ RAIMUNDO

Foi inaugurado em Vitória da Conquista na manhã desta sexta-feira (3), o Ateliê Escola de Luteria do Núcleo Territorial NEOJIBÁ (NTN), projeto viabilizado com recursos de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).

A cerimônia de inauguração foi realizada no local onde irá funcionar o Ateliê, o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), mais conhecida como Escola Normal, espaço cedido pelo Núcleo Territorial de Educação – NTE-20, através da secretaria Estadual de Educação e da direção do IEED.

A luteria, como é conhecida a arte de construir e restaurar instrumentos musicais, tem sido difundida no território baiano por meio dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, o NEOJIBÁ. Esse é o 4º ateliê implantado no Estado, tendo outras unidades em Salvador, Feira de Santana e Teixeira de Freitas.

A reforma, reestruturação do espaço, além da compra de maquinários e insumos para o ateliê só foi possível graças ao incentivo das emendas parlamentares dos deputados. “Vamos transformar a luteria de Vitória da Conquista na melhor luteria da Bahia”, garantiu o deputado Waldenor, que anunciou a destinação de mais R$ 200 mil em emendas parlamentares para o ano de 2022, para garantir a ampliação e novos investimentos para o núcleo NEOJIBÁ da cidade, que conta hoje com 200 alunos.

“O Neojibá, além da prática musical, que é o que aparece, tem a orquestra, mas além da orquestra temos canto coral, iniciação musical e também a parte das áreas técnicas. Muitos dos profissionais que temos hoje vieram desse processo da orquestra. A gente defende a música como algo que transforma. E o apoio dos deputados foi fundamental pra gente poder fazer esse trabalho”, agradeceu o diretor educacional do NEOJIBÁ, José Henrique Campos.

A cerimônia contou ainda com a participação do diretor do NTE-20, o professor Ricardo Costa, da diretora do IEED, Cristiane Costa e da vice-diretora Margarete Matos, da Diretora Geral da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) Simone Araújo, do Coordenador do Núcleo Territorial NEOJIBÁ Vitória da Conquista, o maestro João Omar, da professora Ester Figueiredo e da equipe do Neojibá: Felipe, Afonso, Daniel, Vanessa, Lucas e Flávio, além dos estudantes da escola.



Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)