ADEUS …. SEM ADEUS ….. PARA MARCELO MELO ….

Por Paulo Pires

Plagiando o grande José de Alencar no livro Senhora, no qual o genial escritor brasileiro fala de uma senhora (Aurora Camargo) que deslumbrou o Rio de Janeiro do final de século XIX,  poderíamos dizer, em relação ao encantamento que ela produziu nos meios sociais da então capital do Brasil, poderíamos dizer o mesmo sobre o encantamento que nos proporcionou o amigo, advogado, político, professor Marcelo Melo quando estava no meio de nossa sociedade.

Da passagem meteórica de Aurora Camargo pelos céus fluminenses, ficou para Vitória da Conquista a passagem meteórica do amigo Marcelo Melo, pelos céus conquistenses. Ontem, por volta das 9 da matina, Vitória da Conquista foi tomada por um grande e indesejado susto: morreu um filho queridíssimo da Cidade e de forma mais do que inesperada e indesejada, morreu sem ter tempo de nos dizer adeus. Isso mesmo, sem que ninguém cogitasse de fatídico acontecimento morreu doutor Marcelo Melo assessor da prefeita Sheila Lemos, uma das personalidades mais prestigiadas da atual administração pública de nossa Cidade. A notícia varreu o município e em todos os pontos cardeais instalou-se uma inquietação nostálgica nos corações de toda nossa gente. Conflagração geral diante da malfadada notícia. Em todos quatro cantos da região, o desaparecimento súbito do jovem Marcelo Melo passou a ser o tema central em das conversas sociais, familiares. Marcelo exercia o cargo de Assessor Especial da prefeita Sheila Lemos e era uma das pessoas mais queridas da gestão atual e porque não dizer, uma das personalidades públicas mais admiradas e queridas da cena política de Vitória da Conquista.

Natural de Vitória da Conquista, era graduado em Administração de Empresas e em Direito e pós-graduado em Direito Público e Privado … em sua biografia consta candidaturas, por duas vezes, a deputado federal (2014 e 2018) e a vice-prefeito de Vitória da Conquista (em 2000 e 2016). … foi secretário municipal de Educação…. Marcelo também foi secretário parlamentar da Câmara Federal do atual candidato a governador pela Bahia, ACM Neto (do qual tornou-se
amigo pessoal), também foi administrador da Secretaria de Saúde da vizinha cidade de Itambé e teve outros cargos executivos na região. Foi professor tutor do Centro Universitário Leonardo Da Vinci e da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

Era de uma simpatia incomum. Todo mundo gostava do filho da professora Telma (uma amiga querida), ao ponto de nos referirmos a ele, em tempos passados, como “o filho da professora Telma”. Professora Telma que dedicou dezenas de anos de sua vida ao magistério em nossa Cidade. Depois de crescido e bem formado acadêmico e profissionalmente, Marcelo ganhou estampa própria e sua querida Mamãe é que passou a ser “a mãe de Marcelo Melo”. Marcelo Melo deixa a esposa Paula Haydê e as filhas Luanne e Rarinne.

Tínhamos com Marcelo uma relação também quase sempre meteórica. Raramente nos dávamos ao prazer de conversas muito longas, mas nos poucos minutos em que dialogávamos percebíamos um prazer mútuo …. Era um moço fino, uma pessoa sem exaltações nervosas (pessoais ou políticas); nada o fazia exceder-se em suas colocações. Era um ser humano muito ponderado, diplomático, emblemático, afetuoso… Hoje ele está indo e nos deixando sem dizer adeus e em seu estilo próprio e marcante, quase sempre risonho, ele foi embora; hoje temos a sensação que chegou aos céus, e está sorrindo, olhando para a Terra, e Jesus observa seu filho sorridente acolhe-o com amor, sabendo do bem que nos fez enquanto esteve conosco. Era uma pessoa muito amável esse Marcelo … nos deu Adeus, sem Adeus…. não se despediu da gente mas a gente se despede dele com muito carinho e amor. Nos despedimos agradecemos pelo que ele fez de bom pra ele e pra muita gente enquanto esteve vivo, trabalhando permanentemente pelos seus, pelo Povo e pela sua Cidade….



Artigos, Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)