Conquista: No dia de combate à LGBTfobia prefeita entrega projeto de Lei de criação do Conselho Municipal LGBT

Em um café da manhã promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Políticas LGBT, nesta terça-feira (17), Dia Internacional de Combate da LGBTfobia, a prefeita Sheila Lemos fez a entrega, ao presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé, do projeto de lei de criação do Conselho Municipal LGBT.

A solenidade, realizada no Planetário. contou ainda com as presenças do secretário da Semdes, Michael Farias, do coordenador de políticas LGBT da Semdes, José Mário Barbosa, imprensa, membros do governo e público LGBTQIA+.

A prefeita Sheila Lemos parabenizou a população LGBTPQIA+ pelo dia de luta e destacou a importância da ocupação pelas minorias de todos os espaços, principalmente os espaços políticos. “Infelizmente a nossa sociedade ainda não aprendeu que todos somos iguais, todos somos pessoas, por isso ainda precisamos nos reunir, enquanto minorias, para lutarmos por nossos direitos, é assim com as mulheres e é assim com a população LGBTPQIA+”, afirmou.

Segundo a gestora, “o Governo Municipal reconheceu necessidade da criação de um conselho municipal específico para este público, com a esperança de que, num futuro próximo, nós, em quanto sociedade, possamos alcançar a igualdade de direitos”.

Ao receber o projeto de lei, o presidente da Câmara enfatizou a importância da criação do conselho, que será uma instância deliberativa e fiscalizadora da implementação das diretrizes das políticas LBTQ IA+ no município de Vitória da Conquista. “Nós vamos dar celeridade na tramitação deste projeto na Câmara, abrindo um debate, se necessário”, ressaltou Dudé.

Para o secretário Michael, poder visibilizar a data com o envio do projeto de lei à Câmara de Vereadores é muito simbólico e demonstra o compromisso da gestão municipal com a população LGBTQIA+. “O Governo Para Pessoas não poupa esforços para oferecer o melhor atendimento e garantir o direito de acesso às políticas sociais a todos, principalmente desse público historicamente invisibilizado”, destacou.

Para o Uilsson Granja do Prado, do coletivo LGBT Vagalumes, a luta da comunidade LGBTPQIA+ é muito grande, porque ainda existe preconceito em Conquista. “Existem lugares em que casais gays não se sentem à vontade para frequentar, como em alguns restaurantes da cidade. Mas reconhecemos que muitas mudanças aconteceram, hoje você encontra o publico trans na rua durante o dia, antes isso só era possível a noite” salientou Uilsson.

Além da entrega do projeto de Lei, durante o evento, foi realizada a entrega do documento de adequação civil da população trans assistida pela Coordenação de Políticas LGBT. Para Paloma dos Santos, de 37 anos, casada e mãe de um menino de oitos anos, que foi contemplada com adequação, o dia foi muito mais que especial.

“Me sinto muito lisonjeada, emocionada, porque hoje é um dia de luta e para mim uma conquista conseguir essa retificação de nome. Estamos hoje quebrando um tabu em Vitória da Conquista, que serve de exemplo para outros países. Agradeço a coordenação e a prefeitura e desejo mais conquistas” declarou Paloma.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)