Deputado Tiago Correia quer ciclofaixa entre Conquista e Barra do Choça

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) apresentou um projeto de indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) solicitando ao governador Rui Costa a implantação de uma ciclofaixa exclusiva na Rodovia BR-415, trecho do Anel Viário Leste de Vitória da Conquista até Barra do Choça.

Coforme o deputado, existem mais bicicletas do que carros no Brasil. São cerca de 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar disso, apenas 3% das viagens diárias no País são realizadas por ciclistas, enquanto 25% são feitas com automóveis, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O risco de morte é um dos principais motivos para esses números.

Com o aumento considerável do número de ciclistas nas ruas, a quantidade de atropelamentos de ciclistas cresceu 45%, passando de 1.064 óbitos em 2012 para 1.545 em 2018, conforme a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Correia afirma que para reduzir o número de acidentes, a principal recomendação é fazer a implantação e manutenção de espaços físicos diferenciados para o deslocamento das bicicletas, como ciclovias e ciclofaixas. “O ideal é que a circulação de ciclistas seja totalmente segregada da via comum, por isso que a implantação desta ciclofaixa permitirá aos ciclistas um espaço dedicado para trafegar com segurança entre Vitória da Conquista e Barra do Choça, cidades importantes com trânsito permanente de pessoas indo e vindo. A ação também fará com que outras pessoas se sintam encorajadas a utilizar a bicicleta como meio de transporte e lazer”, disse Correia.



Conquista, Destaques, Polícia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *