Tristeza: Suicídio na noite de ontem

Mais uma vez trazemos a notícia de mais uma morte em decorrência de suicídio em Itiruçu. Desta vez na localidade do Buraco, na Rua Maria Gonçalves da Silva, onde o jovem Nielson Lima teria tirado  a própria vida por enforcamento. A Polícia Militar foi acionada por volta das 23h45 e esteve no local, onde acionou o Departamento de Polícia Técnica para remoção do cadáver. Nielson deixa três filhos.

É preciso atenção para o suicídio

Em Itiruçu é a 3ª morte do ano. O número de mortes por suicídios no Brasil aumentou 12% em quatro anos. Em 2015, foram 11.736 notificações ante 10.490 registradas em 2011, segundo dados do Ministério da Saúde. A diretora do departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Fátima Marinho, atribui em parte os indicadores à melhora nos registros e ao aumento da população, mas reconhece que o avanço do problema no País é um fato que precisa ser combatido.

“Assumimos na Organização Mundial da Saúde o compromisso de reduzir em 10% o número de casos até 2020. Para alcançar essa meta, precisamos agir de forma rápida e, sobretudo, nas áreas que indicam maior risco”, afirmou Fátima. Entre as medidas que deverão ser colocadas em prática está o aumento de Centros de Atenção Psicossocial em regiões onde os índices de suicídio são considerados mais altos e melhora dos fluxos de serviços de saúde para prevenção do problema.

Além disso, novos estudos deverão ser realizados para identificar as possíveis causas para o aumento de casos em determinadas regiões do País e ações específicas para populações indígenas, onde casos também ocorrem com maior frequência. O Brasil está em primeiro lugar no ranking latino-americano da depressão e em quinta posição no mundial. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fonte: Itiruçu Online



Destaques, Polícia, Sudoeste

Comentário(s)