Conquista: Centro de Infusão de Imunobiológicos do Icon facilita, há 12 anos, o tratamento de pacientes com doenças autoimunes

Senior woman sitting in the hospital chair while receiving IV infusion in medicine center

Peça fundamental no tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatóide e a doença de Crohn, o Centro de Infusão de Imunobiológicos é o local onde medicamentos endovenosos, subcutâneos ou intramusculares são administrados em pacientes com este tipo de enfermidade em que o sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis. Há 12 anos, funciona em Vitória da Conquista o Centro de Infusão do Icon, que realiza o tratamento de pacientes oriundos de diversas cidades.

Localizado no bairro Recreio, onde funciona o Instituto Conquistense de Oncologia (Icon), o Centro de Infusão tem, à sua disposição, uma equipe capacitada (médicos, enfermeiros, farmacêuticos) e ampla e acolhedora estrutura, permitindo, assim, o tratamento aos pacientes de forma adequada e segura. A coordenadora do Centro de Infusão, a reumatologista Dra. Flávia Ferreira, destaca que o espaço é fundamental para a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de medicação, pois evita que ele se desloque para grandes cidades ou precise de internação em hospital apenas para realizar tal procedimento.

Considerada como uma das principais tendências da medicina moderna, a terapia infusional é recomendada para diversas condições clínicas, como detalha a Dra. Flávia: “Podemos citar doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, espondiloartrites, espondilite anquilosante, artrite psoriásica ou lúpus eritematoso sistêmico; doenças dermatológicas, como psoríase, hidradenite supurativa; doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn; e também doenças oftalmológicas (uveíte), neurológicas (esclerose múltipla), psiquiátricas (esquizofrenia) e hematológicas (síndrome hemolítico-urémica e anemias)”.

Esse tipo de tratamento representa um grande benefício para os pacientes, pois, com as aplicações, o organismo absorve a medicação com maior efetividade e tempo de resposta geralmente mais rápido. De acordo com a reumatologista, esses medicamentos “são boas opções para pacientes que não respondem às medicações anteriormente disponíveis, permitindo melhor controle das doenças e prevenção de sequelas”.

Também é importante sublinhar que, aliado ao tratamento, o paciente deve sempre manter hábitos de vida equilibrados e saudáveis, para potencializar os bons resultados da terapia permanente. “A expectativa da comunidade médica é de que, em breve, surjam novos medicamentos, cada vez mais específicos e eficazes, para auxiliar no tratamento das doenças autoimunes”, reforça Dra. Flávia, otimista quanto aos avanços da ciência médica.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)