Legislativo conquistense: Audiência Pública discute o tema ‘Psicologia é Saúde’

Na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, aconteceu na Câmara Municipal a Audiência Pública Psicologia é Saúde. Requerida pela Vereadora Lúcia Rocha.

Com grande presença de psicólogos, docentes e discentes de psicologia, além da sociedade civil, a audiência foi uma das mais movimentadas dos últimos tempos.

A classe reivindica o direito de serem reconhecidos como profissionais de saúde, o que acarreta na garantia de direitos.

O Conselho Nacional de Saúde através da resolução de N° 218/97 já reconhece os psicólogos, como profissionais de saúde.

Durante a audiência foi produzido documento público que será enviado a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista solicitando o reenquadramento profissional do psicólogo do Grupo Ocupacional Nível Superior (atual), para o Grupo Ocupacional Saúde.

A vereadora Lúcia Rocha reafirmou seu apoio aos profissionais da psicologia e disse que não medirá esforços para buscar o reenquadramento do grupo ocupacional para a área de saúde.

A representante do Conselho Regional de Psicologia 03, subsede Sudoeste, Priscila Barbosa Lins, falou da importância do debate proposto na audiência. Ela frisou que as demandas discutidas são antigas e o atendimento delas levará a uma melhor qualidade dos serviços psicológicos. Ela discorreu sobre questionamento da categoria feita ao conselho e abordou tópicos da Resolução Nº 08/2004, do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Entre eles, a meta central do curso que é a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de psicologia; os objetivos gerais da formação e as habilidades e competências necessárias.

Compuseram a mesa central, a Psicóloga Priscila Barbosa Lins, representando o Conselho Regional de Psicologia, a Especialista em Saúde Mental pela UFRJ, Angélica Barroso de Oliveira, Representando a OAB de Vitória da Conquista, a Advogada Joana Rocha, Marcelo da Silva Alves Pires, Psicólogo Social, representando os Servidores Municipais, Representando a Categoria da Medicina/Docência, a Médica Psiquiatria Infantil e Adulto, Doutora Laura Régia, e a Conselheira Fiscal do SINPSI-BA, Brenda Luara dos Santos.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)