Conquista: Prefeita enviará projeto à Câmara de Vereadores doando terreno para casa de acolhimento de animais

A prefeita Sheila Lemos recebeu, na manhã desta segunda-feira (4), representantes de organizações protetoras dos animais, para uma conversa sobre os cuidados com animais abandonados e questões como castração de animais, controle de zoonoses e combate aos maus tratos. O encontro foi intermediado pelo vereador Delegado Marcus Vinícius (Pode) e contou com a presença das secretárias municipais de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, e de Saúde, Ramona Cerqueira, e do secretário chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias.

Diante das demandas apresentadas, a prefeita se comprometeu a enviar projeto de lei à Câmara de Vereadores para doação de um terreno do Município para a construção de uma casa de acolhimento, com a proposta de receber animais vítimas de maus tratos e animais que estejam em período pós-operatório de castração, por exemplo.

 

“Colaborar ativamente com a causa de defesa e proteção dos animais é, sim, uma meta do nosso governo. Enfrentamos limitações orçamentárias, mas isso não nos impedirá de buscar alternativas para fortalecer a causa, a exemplo da doação do terreno para a casa de acolhimento. Aproveito ainda para parabenizar todas as instituições e cidadãos dedicados a cuidar dos animais em nossa cidade, uma causa nobre que me sensibiliza muito”, afirmou Sheila Lemos.

“Foi ótimo saber também que a Prefeitura tem a possibilidade de ceder um terreno, um espaço para servir como local de acolhimento, porque isso permite, futuramente, que esses casos de maus tratos tenham o prosseguimento que a lei prevê. Também foi muito importante perceber que as demandas trazidas pelos protetores de um local para a castração, que é a Casa, bem como um local de acolhimento pós-operatório, está sendo pensado junto à prefeitura”, destacou a presidente da Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB, Mariana Gomes.

Por sua vez, Eliane Brasil, da Associação Amiga dos Animais (AMA), ressaltou que o apoio da Prefeitura é muito importante para a causa. “Muito proveitosa a reunião com a prefeita, porque a gente já vem há anos lutando por essa causa aqui na cidade e não fomos ouvidos. Na verdade, é uma causa muito difícil, porque nem sempre as autoridades têm tempo para ela. Fomos muito bem recebidos pela prefeita, parabenizei inclusive, porque é uma luta de anos e anos. A cada dia está se agravando mais a situação dos animais na cidade e a gente precisa de um apoio do poder público”, disse Eliane.

O vereador Delegado Marcus Vinícius justificou sua ausência na reunião devido a um imprevisto e foi representado pelo assessor parlamentar Mauro Bernardes Rebouças. De acordo com Mauro, a notícia de doação do terreno foi recebida com muita alegria. “A gente vem discutindo, tentando trazer um diálogo com a prefeita. Agradeço muito, porque ela é sempre solícita, toda vez que a gente buscou uma reunião pra tratar dessa causa, se eu não me engano já é a terceira reunião junto à prefeita, e a gente tá buscando, sim, esse diálogo e soluções também”, disse o assessor.

Também participaram da reunião, membros do Grupo 4 Patas e do Grupo Patas Carentes, além de protetoras independentes.

Casa em fase de conclusão

Os presentes à reunião foram informados de que o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), localizado na Avenida Brumado, está em fase de conclusão. O centro virá para atender outra demanda colocada no encontro: a castração. De acordo com a secretária Ana Cláudia Passos, os procedimentos devem ser realizados diariamente. O Casa também irá disponibilizar, gratuitamente, atendimento veterinário, pequenas cirurgias e todos os cuidados médicos para a saúde animal.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)